A INCLUSÃO NO CONTEXTO DIGITAL POR MEIO DO USO DE LEITORES DE TELA: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃ DE NOVOS RECURSOS AO LEITOR DE TELA NVDA

Autores

  • Davi Braga da Cruz Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Paloma Alinne A.Rodrigues Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75115

Palavras-chave:

deficiência visual, tecnologia assistiva, inclusão, leitor de tela

Resumo

A literatura revela que foram ampliadas as discussões sobre a necessidade de investir esforços para garantir o pleno acesso das pessoas com deficiência a todas as esferas da sociedade. Nesse ínterim é preciso pensar em recursos que potencializem a inclusão de pessoas com Deficiência Visual (DV) ao contexto digital. Nesse processo, a pessoa com DV passa a ter a oportunidade de desenvolver diferentes atividades como a possibilidade de realizar um curso na modalidade de Educação a Distância (EaD). Todavia, para que isso aconteça à pessoa com DV, que está iniciando suas atividades, necessita compreender as funcionalidades dos leitores de tela. Desse modo, foi desenvolvido, no âmbito do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) um projeto de Iniciação Científica1 que visava criar e implementar novos recursos a um menu auxiliar desenvolvido, em uma etapa inicial da pesquisa no ano de 2015, para o leitor de tela NonVisual Desktop Access (NVDA). Sendo assim, o objetivo desse trabalho e mostrar os resultados alcançados nessa fase da pesquisa e disponibilizar para a comunidade o endereço de acesso ao software desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

BRAGA DA CRUZ, D.; ALINNE A.RODRIGUES, P. A INCLUSÃO NO CONTEXTO DIGITAL POR MEIO DO USO DE LEITORES DE TELA: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃ DE NOVOS RECURSOS AO LEITOR DE TELA NVDA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75115. Acesso em: 28 mar. 2024.