Ensino de Química com Smartphones e Tablets
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67380Keywords:
smartphones, tablets, apps, educação em químicaAbstract
O maior acesso dos estudantes a smartphones e tablets oportuniza a inserção desses dispositivos móveis na educação. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é conhecer e apresentar as estratégias de ensino de Química por meio de smartphones e tablets que vem sendo desenvolvidas no âmbito da educação básica e superior, para que essas sirvam de motivação e inspiração aos professores dessa ciência para a adoção desses dispositivos em suas aulas. Para isso, foi efetuada uma revisão de artigos científicos utilizando-se as bases de dados “Scopus”, “Web of Science” e “Scielo”, compreendendo o período de 2011 a 2015. A análise dos artigos possibilitou distingui-los em duas categorias a partir dos aplicativos para smartphones e tablets utilizados nas estratégias de ensino desenvolvidas: as estratégias que utilizam apps “gerais” e as estratégias que utilizam apps de Química. As estratégias de ensino mais inspiradoras são relatadas. O artigo é finalizado com uma análise de aspectos relevantes para a adoção smartphones, tablets e Apps para o ensino de química.Downloads
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Published
2016-07-26
How to Cite
GRUNEWALD NICHELE, A.; ZIELINSKI DO CANTO, L. Ensino de Química com Smartphones e Tablets. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67380. Acesso em: 27 apr. 2025.
Issue
Section
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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