Uma construção do Perfil Epistemológico de licenciandos em Física acerca da dualidade onda-partícula em Mecânica Quântica, após o uso de bancadas virtuais: um estudo a partir do discurso gestual e verbal
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67375Keywords:
Bancadas Virtuais, Mecânica Quântica, Teoria da Mediação Cognitiva, Perfil Epistemológico, Report Aloud.Abstract
O presente artigo busca apresentar o esboço do perfil epistemológico acerca da dualidade onda-partícula de estudantes do sétimo período do curso de Licenciatura em Física, após a utilização de ferramentas hiperculturais sob a forma de bancadas virtuais. A condução desta investigação converge para a tentativa de relacionar as imagens mentais e drivers dos alunos com as principais interpretações da Mecânica Quântica, a ponto de mapear as filosofias com maior destaque e influência no espírito do sujeito na construção de conhecimentos acerca da dualidade. O referencial teórico adotado para leitura dos dados foi o da ideia de perfil epistemológico Bachelardiano, com a intenção de abarcar a postura epistemológica expressada pelos alunos. Também utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva, procurando explicar como a mediação com o computador afeta a estrutura cognitiva dos estudantes. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas do pós-teste, sendo que essas entrevistas foram conduzidas seguindo o método “Report Aloud”. O perfil epistemológico dos alunos foi traçado de acordo com as interpretações privadas, inferidas a partir dos drivers conceituais, manifestados e identificados, e do conteúdo do discurso dos mesmos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-26
How to Cite
TREVISAN, R.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A. Uma construção do Perfil Epistemológico de licenciandos em Física acerca da dualidade onda-partícula em Mecânica Quântica, após o uso de bancadas virtuais: um estudo a partir do discurso gestual e verbal. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67375. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67375. Acesso em: 27 apr. 2025.
Issue
Section
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).