ESTUDO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MOLECULAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Adriana de Farias Ramos IFRS/Campus POA
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto ULBRA/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.54003

Palavras-chave:

ensino de química, modelagem molecular, cognição extracerebral, aprendizagem mediada por computador.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar evidências da  aquisição de novas representações e de novos  drivers por parte de estudantes de química quando  utilizam software de modelagem molecular. Neste trabalho, utilizamos referenciais inéditos na  educação química: o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva em Rede (TMC) e a metodologia de combinar  análise de discurso e análise gestual. Os registros usados  são os testes escritos (pré e pós) e os vídeos gravados durante entrevista semiestruturada conforme protocolo Report Aloud. Desses vídeos, extraímos os gestos (discurso não verbal), que foram avaliados por análise gestual,  e o discurso verbal, que foi avaliado por análise de discurso. Ao final deste recorte, conseguimos mostrar, tanto nos gestos quanto no discurso verbal e na escrita, os indícios da presença dessas novas representações e dos novos drivers  que foram construídos a partir da mediação por computador. Por  isso, os estudantes demonstraram ter criado  uma competência representacional que permitiu a integração de conceitos químicos.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE FARIAS RAMOS, A.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A. ESTUDO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MOLECULAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.54003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/54003. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia na educação