Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?

Autores

  • José Rui Santos Universidade Aberta de Portugal
  • Maria Ivone Gaspar Universidade Aberta de Portugal e Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53559

Palavras-chave:

formação contínua de professores, Moodle, TIC, professores.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores   atribuem   ao   uso   da   Moodle   enquanto   plataforma   de   gestão   de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

RUI SANTOS, J.; IVONE GASPAR, M. Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53559. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Formação docente para o uso de tecnologia