Formação de moderadores de CdP: o caso da Educação Permanente dos profssionais do Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53556Palavras-chave:
educação permanente em saúde, comunidades de prática, formação de e-moderadoresResumo
Ações em nível nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS), baseadas no conceito de aprendizagem social por meio de Comunidades de Prática (CdPs), estão sendo as respostas inovadoras à necessidade de formação de milhares de profssionais atuantes no SUS. Este trabalho propõe um framework conceitual como subsídio para desenvolver a capacitação de e-moderadores dessas comunidades, o qual é apresentado por meio de um Ciclo de Moderação em CdPs, composto por quatro etapas. Este framework está sendo utilizado e se mostrado efcaz na formação de aproximadamente 150 moderadores que estão acompanhando comunidades de práticas de aproximadamente 2200 tutores em um curso de aperfeiçoamento semi-presencial, em um projeto de EPS para os profssionais do SUS, de abrangência nacional.
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