Objeto Infoestético “É um Livro”: do real ao virtual

Autores

  • Luciane Cuervo Departamento de Música - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS
  • Fabrícia Damando Engenharia da Computação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS
  • Renata C. S. Bonotto Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53542

Palavras-chave:

Objeto infoestético, Virtual, Redes de transformação e subjetividade, Livros

Resumo

Esse trabalho fundamentou-se nos estudos sobre redes de transformação e de subjetividade e sobre as tensões entre os conceitos de real e virtual. Um objeto infoestético e um vernissage foram preparados para subsidiar as reflexões. O objeto infoestético foi construído a partir da transposição de um livro impresso para o formato digital em vídeo. Nessa projeção, o alvo foi despertar sentimentos e sensações e também provocar paradoxos na intersecção entre o real e o virtual.  A apresentação do objeto infoestético se deu no contexto de um vernissage de livros infanto-juvenis com uma ação artística explorando o tema da leitura, seus diferentes recursos tecnológicos, linguagens, gêneros, configurações e seus diferentes públicos. O vernissage proporcionou acesso e a manipulação de livros e materiais de diferentes configurações, formatos e propostas, incluindo ainda exemplos de integração do material impresso com mídias digitais. Conclui-se que longe de representar uma ameaça para o livro impresso, a

tecnologia digital convive com ele, se alia e também se ressignifica em meio ao processo. A partir dessa experiência também se constata o potencial de propostas educacionais que incluem a elaboração e utilização de objetos infoestéticos.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

CUERVO, L.; DAMANDO, F.; C. S. BONOTTO, R. Objeto Infoestético “É um Livro”: do real ao virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53542. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação