Iniciação científica em Letras com alunos da escola pública: letramento digital e produção de podcasts em língua inglesa no ensino fundamental

Autores

  • Susana Cristina dos Reis DLEM/UFSM
  • Luciane de Avila Botton de Avila Botton E.M.E.F. Júlio do Canto
  • Rita Delourdes Brondani de Vargas E.M.E.F. Júlio do Canto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53530

Palavras-chave:

podcast. língua inglesa. escola pública

Resumo

O ensino da habilidade oral ainda é uma competência linguística que precisa ser melhor trabalhada nas aulas de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas. Diante desse problema, este artigo apresenta um projeto de iniciação científica em Letras em desenvolvimento em uma escola da região central do Rio Grande do Sul, buscando investigar o uso de tecnologias digitais, tais como o podcast, em aulas de Inglês como língua estrangeira. Por meio de um estudo de caso, analisamos como o uso dessa ferramenta pode contribuir para promover a produção oral em LI. Iniciamos o projeto com o planejamento das atividades com vista a desenvolver fluência tecnológica dos alunos por meio da construção colaborativa de um blog. Após, aplicamos um questionário diagnóstico para identificarmos o perfil dos participantes. O projeto encontra- se em fase inicial e os resultados obtidos apontam que embora haja efetiva propagação de tecnologias na sociedade, ainda há alunos que não têm acesso às mesmas em casa e, a maioria deles, não utiliza outros recursos tecnológicos além do computador. Nesse sentido, a escola tem papel fundamental em oportunizar a inserção de tecnologias nas atividades pedagógicas para garantir aos alunos o desenvolvimento de multiletramentos, inclusão social e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

CRISTINA DOS REIS, S.; DE AVILA BOTTON, L. de A. B.; DELOURDES BRONDANI DE VARGAS, R. Iniciação científica em Letras com alunos da escola pública: letramento digital e produção de podcasts em língua inglesa no ensino fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53530. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53530. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia na educação