Iniciação científica em Letras com alunos da escola pública: letramento digital e produção de podcasts em língua inglesa no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53530Palavras-chave:
podcast. língua inglesa. escola públicaResumo
O ensino da habilidade oral ainda é uma competência linguística que precisa ser melhor trabalhada nas aulas de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas. Diante desse problema, este artigo apresenta um projeto de iniciação científica em Letras em desenvolvimento em uma escola da região central do Rio Grande do Sul, buscando investigar o uso de tecnologias digitais, tais como o podcast, em aulas de Inglês como língua estrangeira. Por meio de um estudo de caso, analisamos como o uso dessa ferramenta pode contribuir para promover a produção oral em LI. Iniciamos o projeto com o planejamento das atividades com vista a desenvolver fluência tecnológica dos alunos por meio da construção colaborativa de um blog. Após, aplicamos um questionário diagnóstico para identificarmos o perfil dos participantes. O projeto encontra- se em fase inicial e os resultados obtidos apontam que embora haja efetiva propagação de tecnologias na sociedade, ainda há alunos que não têm acesso às mesmas em casa e, a maioria deles, não utiliza outros recursos tecnológicos além do computador. Nesse sentido, a escola tem papel fundamental em oportunizar a inserção de tecnologias nas atividades pedagógicas para garantir aos alunos o desenvolvimento de multiletramentos, inclusão social e tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).