Criar e compartilhar games: novas possibilidades de letramento digital para crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53498Palavras-chave:
letramento digital, surdez, jogos digitaisResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo analisar a emergência de práticas de letramento digital de crianças surdas na construção de jogos digitais, a partir da mediação do software Scratch. A relevância desse estudo justifica-se pelo fato de apresentar uma análise aprofundada dos processos de letramento ocorridos durante a pesquisa, trazendo contribuições importantes para orientar as práticas pedagógicas destinadas a alunos surdos. Tratou-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, realizada em duas etapas. A primeira seguiu um roteiro de atividades de observação das práticas de letramento digital que os sujeitos já possuíam. A segunda, consistiu em oficinas de construção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Participaram da pesquisa, seis crianças surdas do 4º do ensino fundamental que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em um centro de apoio à educação inclusiva, com idade entre 10 e 12 anos. A escolha do grupo considerou seu bom nível de comunicação em língua de sinais e o fato de estarem em processo inicial de aprendizado da escrita. Como resultado, verificou-se que as oportunidades de expressão e interação em práticas de letramento multimodais presentes no ambiente Scratch favoreceram a ampliação de habilidades de letramento digital desses alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
ROCHA RODRIGUES, P.; ROSALINA GAMA ALVES, L. Criar e compartilhar games: novas possibilidades de letramento digital para crianças surdas. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53498. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53498. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Games e aplicativos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).