Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53451Palavras-chave:
Libras, Tecnologia Assistiva, Tradução Automática, Aprendizagem Multimídia, Usabilidade.Resumo
O recente surgimento de aplicativos brasileiros tradutores automáticos de Língua Portuguesa para Libras desencadeou a realização de diálogos com sujeitos surdos e ouvintes, a fim de discutir a validade social e tecnológica dessas ferramentas. Frente a essa interação com os usuários, percebeu-se que esses utilizavam os aplicativos não apenas como tradutores, mas também como objetos para a aprendizagem de segunda língua. A partir dessa constatação, os aplicativos HandTalk e ProDeaf Móvel foram analisados com base na Teoria da Aprendizagem Multimídia e em heurísticas de usabilidade. Os resultados apresentam um conjunto de sugestões que, se incorporadas aos aplicativos dessa natureza, podem contribuir para redução de problemas de interface e de interação, de modo a contemplar os interesses de seus usuários e garantir a qualidade de uso.Downloads
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Publicado
2014-12-28
Como Citar
COMPAGNONI VIEIRA, M.; CORRÊA, Y.; FELIPE PATIKOWSKI CHEIRAN, J.; MARIA COSTI SANTAROSA, L.; CRISTINA VILLANOVA BIASUZ, M. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53451. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
Licença
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