Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41704Palavras-chave:
Epistemologia Genética, Educação a Distância, Educação Semipresencial, Autonomia.Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso, realizado em uma turma de graduação na modalidade semipresencial de cursos de Licenciatura em uma Universidade Federal. Investigaram-se as interações realizadas em seis fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), buscando um entendimento sobre a condução do processo de ensino-aprendizagem e os fatores que auxiliaram a fomentar a construção da autonomia do aluno. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética e autores atuais que estudam a Educação a Distância. Como resultados, aponta-se para a importância de propiciar espaços que possibilitam a interatividade entre os componentes e a atenção à mediação pedagógica, como um componente fundamental para auxiliar na passagem da heteronomia à autonomia.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
CORBELLINI, S.; REAL, L. M. C. Fórum: um espaço para a construção da Autonomia na Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41704. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41704. Acesso em: 15 maio. 2025.
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