Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico

Autores

  • Fernando Teles PPGIE/UFRGS
  • Glauber de Freitas Benigno UFSJ
  • Vinicius de Almeida Guanais UFSJ
  • Larissa Medeiros Marinho dos Santos DPSIC/UFSJ
  • Cleci Maraschin PPGIE/UFRGS
  • Dener Luiz da Silva DPSIC/UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21934

Palavras-chave:

jogo educativo, psicologia escolar, atuação do psicólogo.

Resumo

O artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

TELES, F.; BENIGNO, G. de F.; GUANAIS, V. de A.; DOS SANTOS, L. M. M.; MARASCHIN, C.; DA SILVA, D. L. Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21934. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21934. Acesso em: 30 jan. 2023.