BNCC computação na educação infantil: entendimento, dificuldades e perspectivas dos docentes da rede pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.141541Palavras-chave:
BNCC Computação, Educação Infantil, Rede Pública de EnsinoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora preveja na Educação Básica que os estudantes devam utilizar e compreender as tecnologias digitais da informação e comunicação, o ensino de Computação só foi normatizado em novembro de 2022 com a aprovação da Resolução N° 1. A partir deste importante marco, o Distrito Federal, os estados e os municípios devem reorganizar seus currículos de forma a atender o estabelecido na normativa. Nessa perspectiva, poucas atividades concretas foram realizadas para implementação da Computação na Educação Básica. Esse artigo tem por objetivo identificar as dificuldades que os professores da Educação Infantil têm para entender a BNCC Computação (desse ciclo educacional) e elencar caminhos para facilitar o processo de desenvolvimento das habilidades em sala de aula. A coleta de dados foi feita através de um survey com 213 professores que atuam na Educação Infantil na rede pública de ensino de Barueri/São Paulo. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre a normativa é baixo, que as habilidades da BNCC Computação não são claras. Porém, a grande maioria dos professores se sentem motivados e dispostos a desenvolver as habilidades da BNCC Computação nas escolas, mas para isso precisam de formação continuada e que o caminho mais promissor considerado por eles é via Computação Desplugada.
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