MOOC com Práticas Pedagógicas de Pensamento Computacional para Professores de Ciências

Autores

  • Jadson do Prado Rafalski Educimat – IFES
  • Márcia Gonçalves de Oliveira Educimat – IFES
  • Aline Pinto Amorim Educimat – IFES
  • Vanessa Battestin Educimat – IFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.137722

Palavras-chave:

Mooc, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Pensamento Computacional

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) está presente nos currículos da educação básica em vários países ao redor do mundo. No Brasil, as habilidades e competências relacionadas ao PC estão mencionadas na Base Nacional Comum Curricular, impactando a forma como estudantes aprendem e resolvem problemas. Nesse contexto, os professores de diversas áreas do conhecimento são desafiados em adquirir habilidades para resolver problemas utilizando os fundamentos da Computação. Com o objetivo de contribuir com esse tema propomos um curso Massive Open Online Course (MOOC) para professores de Ciências do ensino fundamental e demais áreas interessadas na construção de práticas pedagógicas para resolver problemas utilizando o PC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

RAFALSKI, J. do P.; OLIVEIRA, M. G. de; AMORIM, A. P.; BATTESTIN, V. MOOC com Práticas Pedagógicas de Pensamento Computacional para Professores de Ciências. RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 23–33, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.137722. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/137722. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Cursos online massivos abertos (MOOC)