METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13710Resumo
A compreensão dos aspectos que permeiam o processo de construção do conhecimentoe da aprendizagem humana caracteriza, em si mesma, um grande desafio para
educandos e educadores. Em sintonia com o cenário mundial que se apresenta cada vez
mais exigente e desafiador aos profissionais da área tecnológica, o SENAI 1 procura
desempenhar sua missão e sua vocação para a formação de técnicos cada vez melhor
habilitados e qualificados para o mundo do trabalho industrial.
Na busca de soluções que atendam às novas demandas educacionais, o SENAI tem
incorporado novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensinoaprendizagem
presenciais tradicionais. Projetos estratégicos, com o objetivo de
democratizar a educação profissional, propiciam oportunidades de construção do
conhecimento, independentemente de local ou espaço físico. Através da criação de um
modelo de ensino a distância e com o uso de materiais didáticos impressos e em
ambiente web, estão sendo implementadas ações educacionais fundamentadas em
concepções epistemológicas construtivistas.
O objetivo do presente trabalho é apresentar a estrutura da Metodologia dos Desafios
com relação às fundamentações da epistemologia genética construtivista de Jean Piaget.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-03-25
Como Citar
REICHERT, C. L. METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13710. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13710. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).