Prefácio da edição RENOTE 2023-1
Resumo
Nesta edição foram selecionados 43 artigos para publicação na revista, tratando de temáticas variadas que têm sido recorrentes, tais como: as tecnologias móveis no apoio à aprendizagem, os jogos digitais, a inteligência artificial na educação, os mundos virtuais, o ensino do pensamento computacional ou as plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando-se um total de 131 submissões finalizadas, o percentual de aceite de trabalhos foi de 32,8%, mantendo-se a tradição da revista de publicar em torno de 30% dos trabalhos submetidos. Este número varia ligeiramente pois os artigos com mesma avaliação, acima da linha de corte, são selecionados. O processo de revisão dos artigos foi conduzido por 78 revisores provenientes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, e da Europa, seguindo a modalidade de revisão duplo cega.
A evolução da quantidade de submissões e de trabalhos aceitos, ilustrada no Gráfico 1, mostra a quantidade de trabalhos submetidos e aceitos recentemente, o que evidencia a importância desta publicação em termos de seu papel como veículo para divulgação dos trabalhos dos autores nacionais. Durante a pandemia COVID-19 observou-se um decréscimo na quantidade de submissões mas o volume de submissões já evidenciou crescimento em 2023.
Gráfico 1 – Evolução da quantidade de submissões e aceitação de artigos
A temática abordada nos artigos publicados nesta edição mostra as novidades em temos de uso de novas tecnologias na educação, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, tecnologias móveis, jogos educativos, laboratórios virtuais, aprendizagem colaborativas, mas também traz os subsídios teóricos que servem de apoio ao uso da tecnologia como recurso educacional.
A temática abordada pelos trabalhos pode ser delineada através do diagrama apresentado na Figura 1 seguinte que mostra a nuvem dos tópicos selecionados pelos autores para seus trabalhos.
Figura 1 – Nuvem de palavras encontradas nos títulos dos artigos publicados na RENOTE V21 Nº1 2023
Analisando a imagem é possível observar o destaque de termos como “educação”, o que é certamente natural quando falamos de aplicações da tecnologia na Educação. Também chama a atenção na nuvem de palavras o destaque aos termos "pensamento" e
"computacional", tópico de pesquisa que tem recebido muita atenção nos últimos tempos a partir de sua inclusão em diferentes porções do texto da BNCC.
Com relação aos indicadores de citação da RENOTE, o software Publish or Perish calcula nesta data o H-index de 46 para a revista, valor considerado substancialmente alto para uma publicação científica em língua portuguesa na área de educação e tecnologia. Tal
resultado pode ser considerado uma conquista coletiva dos autores, revisores e leitores da revista, que têm nela um espaço importante de divulgação de resultados de pesquisa em novas tecnologias na educação.
Neste levantamento constata-se 10 artigos com mais de 100 e 3 artigos com mais de 300 citações o que corrobora o alto impacto da revista na comunidade mostrando que ela é referência de destaque para os autores no país e mesmo fora.
O Gráfico 2 mostra a evolução das citações de artigos publicados na RENOTE, desde 2018.
Gráfico 2 – Citações de artigos publicados na RENOTE de 2018
O Gráfico 3 mostra a proveniência dos autores
Também cabe destacar que a RENOTE está indexada no REDIB, Portal da Capes,Google Acadêmico, Latindex, Diadorim / IBICT e Journal for Free.
Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Editora
RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).