Um mapeamento da literatura sobre o uso de metodologias ativas na construção do pensamento computacional paralelo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134323Palavras-chave:
Pensamento Paralelo, Metodologias Ativas, Programação ParalelaResumo
Apesar da programação paralela ter se tornado uma realidade consolidada nos grandes centros de pesquisa, ainda se apresenta em formação nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Computação. A necessidade de uma formação básica e comum para os alunos desenvolverem as habilidades e competências específicas dessa área é fundamental, não apenas devido à popularização da computação de alto desempenho, mas também pela demanda, cada vez mais crescente, de um mercado promissor. Apesar dessa necessidade, a construção do Pensamento Computacional Paralelo ainda é realizada na forma de aulas tradicionais dentro das Universidades. O objetivo deste trabalho é identificar, através de um mapeamento da literatura, estudos que utilizem metodologias ativas para o ensino e a construção do Pensamento Computacional Paralelo, abordando recursos, desafios e métodos que estimulem alunos e professores no processo de ensino e aprendizado da construção do Pensamento Paralelo. Dos estudos retornados, 8 relatam experiências que vão das aulas tradicionais à utilização de jogos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).