Um mapeamento da literatura sobre o uso de metodologias ativas na construção do pensamento computacional paralelo

Autores

  • Flávio Ramon Almeida de Souza Instituto de Ciências Exatas e Naturais/UFPA
  • Marcos Rodrigo Mendes Saavedra Instituto de Ciências Exatas e Naturais/UFPA
  • Josivaldo de Souza Araújo Instituto de Ciências Exatas e Naturais/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134323

Palavras-chave:

Pensamento Paralelo, Metodologias Ativas, Programação Paralela

Resumo

Apesar da programação paralela ter se tornado uma realidade consolidada nos grandes centros de pesquisa, ainda se apresenta em formação nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Computação. A necessidade de uma formação básica e comum para os alunos desenvolverem as habilidades e competências específicas dessa área é fundamental, não apenas devido à popularização da computação de alto desempenho, mas também pela demanda, cada vez mais crescente, de um mercado promissor. Apesar dessa necessidade, a construção do Pensamento Computacional Paralelo ainda é realizada na forma de aulas tradicionais dentro das Universidades. O objetivo deste trabalho é identificar, através de um mapeamento da literatura, estudos que utilizem metodologias ativas para o ensino e a construção do Pensamento Computacional Paralelo, abordando recursos, desafios e métodos que estimulem alunos e professores no processo de ensino e aprendizado da construção do Pensamento Paralelo. Dos estudos retornados, 8 relatam experiências que vão das aulas tradicionais à utilização de jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SOUZA, F. R. A. de; SAAVEDRA, M. R. M.; ARAÚJO, J. de S. Um mapeamento da literatura sobre o uso de metodologias ativas na construção do pensamento computacional paralelo. RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 57–66, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134323. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador