Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129171Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de computação, Educação em computação, Tecnologias na educação, Objetos de aprendizagem, Computação desplugadaResumo
Tem surgido uma forte demanda por recursos tecnológicos que tornem mais interessante o ensino-aprendizagem em diversas áreas, inclusive na computação. Considerando este contexto, o projeto Computação Plugada, em que se insere este trabalho, tem como objetivo desenvolver e avaliar aplicativos para apoiar o ensino da Ciência da Computação construídos com base em atividades da computação desplugada, como as do livro de Bell, Witten e Fellows. Neste artigo são descritas experiências deste projeto ao utilizar em salas de aula dois destes aplicativos e as lições aprendidas. Também são descritos os resultados da avaliação destes aplicativos junto aos estudantes por meio de questionários online onde se percebeu uma boa aceitação e foram coletadas sugestões de melhorias para os apps que irão apoiar sua evolução e utilização mais ampla.
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