Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência

Autores

  • Sabrina Gonçalves de Almeida UFPB
  • Marcos Vinicius Ferreira UFPB
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebuças UFPB
  • Matheus Barbosa de Oliveira UFPE
  • Emanoel Medeiros Phoebus Tecnologia LTDA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129171

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de computação, Educação em computação, Tecnologias na educação, Objetos de aprendizagem, Computação desplugada

Resumo

Tem surgido uma forte demanda por recursos tecnológicos que tornem mais interessante o ensino-aprendizagem em diversas áreas, inclusive na computação. Considerando este contexto, o projeto Computação Plugada, em que se insere este trabalho, tem como objetivo desenvolver e avaliar aplicativos para apoiar o ensino da Ciência da Computação construídos com base em atividades da computação desplugada, como as do livro de Bell, Witten e Fellows. Neste artigo são descritas experiências deste projeto ao utilizar em salas de aula dois destes aplicativos e as lições aprendidas. Também são descritos os resultados da avaliação destes aplicativos junto aos estudantes por meio de questionários online onde se percebeu uma boa aceitação e foram coletadas sugestões de melhorias para os apps que irão apoiar sua evolução e utilização mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

GONÇALVES DE ALMEIDA, S. .; VINICIUS FERREIRA, M. .; DANTAS DE SOUZA REBUÇAS, A. D. .; BARBOSA DE OLIVEIRA, M. .; MEDEIROS, E. . Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência . RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 206–216, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129171. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129171. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Robótica Educacional