Análise e predição de evasão dos alunos de um curso de graduação em sistemas de Informação por meio da mineração de dados educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118525

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Mineração de Dados. Ensino Superior.

Resumo

Os elevados índices de evasão escolar constituem uma realidade presente em
diversos cursos superiores ofertados no Brasil, o que evidencia a necessidade de
investigação dessa problemática, responsável por perdas econômicas nas instituições e impactos no cenário global da educação. Este artigo tem como proposta desenvolver um estudo sobre os padrões da evasão escolar no ensino superior, com base na análise de dados fornecidos pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen. Esses dados passaram por uma sistemática de tratamento de dados, a fim de apontar indicadores relacionados a fatores que classifiquem possíveis evasões. Foram gerados resultados por meio de árvores de decisão, que apontaram dados referentes ao aluno e seu desempenho acadêmico como fatores importantes para identificação da evasão escolar no ensino superior.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

NOETZOLD, E.; DE L. PERTILE, S. Análise e predição de evasão dos alunos de um curso de graduação em sistemas de Informação por meio da mineração de dados educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 351–360, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118525. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118525. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais