Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96631

Palavras-chave:

Gestão da educação. Diretor de escola. Diretor Ingressante. Educação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender os desafios dos gestores em seu primeiro ano no cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com diretores de oito escolas públicas do estado de São Paulo. Os depoimentos dos diretores foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados mostram que os desafios enfrentados pelos diretores, no primeiro ano de exercício, extrapolam aqueles postos na literatura, abrangendo outros característicos ao contexto escolar os quais estão intimamente ligados à concepção dos diretores acerca do exercício da gestão escolar. Além disso, na percepção dos entrevistados, a formação inicial não os tem subsidiado no enfrentamento dos desafios cotidianos e o curso de indução, obrigatório para o diretor ingressante, mostra-se positivo, mas pode melhorar, especialmente no tange à dimensão administrativa da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Lúcio Leite de Melo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); bacharel e Licenciado em Educação Física (2007), Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distância (2016) também pela USCS. Desempenha a função de Professor nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Coordenador Geral do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista; Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Melo, L. L. de, & Miranda, N. A. de. (2020). Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor ingressante. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(1), 130–152. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96631

Edição

Seção

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino: entre constrangimentos da política e projetos locais