Políticas de inclusão escolar: um estudo sobre a classe hospitalar no Brasil

Autores

  • Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Uyara Soares Cavalcanti Teixeira
  • Mário José de Souza
  • Pedro Paulo Pereira Ramos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71105

Palavras-chave:

Educação Especial. Políticas da classe hospitalar. Atendimento pedagógico hospitalar e domiciliar. Revisão Sistemática.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar um quadro teórico, metodológico e documental das produções científicas sobre classes hospitalares no Brasil. Caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de Revisão Sistemática. Como resultados, apresenta a predominância da pesquisa qualitativa como metodologia de estudo; a proveniência de publicações vinculadas a instituições federais de ensino; recorrência de estudos focados em atividades de formação docente e sondagem sobre percepção de acompanhantes a respeito de atendimentos pedagógicos realizados no âmbito hospitalar. Contribui com uma matriz de referência teórico-documental, servindo de base para estudos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; pós-doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal (UA); pós-doutorado em Tecnologias Assistivas pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Uberlândia - MG (UFU); pós-doutorado em Mídias Interativas pelo Programa Avançado de Culturas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ (UFRJ); pós-doutorado em Educação Inclusiva e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - SP (Unicamp).

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Teixeira, R. A. G., Teixeira, U. S. C., Souza, M. J. de, & Ramos, P. P. P. (2017). Políticas de inclusão escolar: um estudo sobre a classe hospitalar no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(2), 421–447. https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71105