Políticas e permanência para estudantes na educação superior

Autores

  • Carina Elisabeth Maciel
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
  • Felipe Vieira Gimenez

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68574

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas Educacionais, Permanência.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as políticas de permanência nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior - IES, a partir de estudo realizado com as seguintes universidades: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Para o desenvolvimento da pesquisa analisaram-se ações e programas desenvolvidos pelas IES em destaque. Os dados foram coletados por meio de documentos institucionais e nacionais. Resultados indicam ações desenvolvidas com base em orientações nacionais e estaduais que se materializam como ações que apontam que a expansão universitária pode ampliar o acesso da população à educação superior. Com efeito, as políticas de permanência nas IES são identificadas como estratégias para minimizar os efeitos da desigualdade social e seguem as orientações do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Universidades Estaduais - PNAEST, sendo preciso compreender vários fatores que interferem na permanência do estudante em seus respectivos cursos de graduação.

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Biografia do Autor

Carina Elisabeth Maciel

CARINA ELISABETH MACIEL é doutora em Educação pela UFMS. Professora no CCHS/UFMS e  PPGEdu/UFMS. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, com pesquisa do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil” e outra financiada pela Fundect/CNPq N°14/2014 – PPP – MS: Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996: Impactos na Região Centro-Oeste. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB). E-mail: carina22em@yahoo.com.br

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA é docente do Curso de Pedagogia e coordenadora do PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-doutora em Educação com especificidade em Avaliação Educacional. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, com pesquisa do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. Líder do Grupo de pesquisa GEPAVE/CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional. E-mail: elizeth@unemat.br

Felipe Vieira Gimenez

FELIPE VIEIRA GIMENEZ é graduado em Pedagogia pela UFMS e Mestrando do Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da UFMS (PPGEdu/UFMS). É bolsista CAPES/MEC/Brasil. Integrante da Rede Universitas/Br, com pesquisa do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil” e outra financiada pela Fundect/CNPq N°14/2014 – PPP – MS: Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996: Impactos na Região Centro-Oeste. Participa do GEPPES/MB. E-mail: felippegimenezz@gmail.com

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Maciel, C. E., Lima, E. G. dos S., & Gimenez, F. V. (2016). Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(3), 759–781. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68574

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios