Educação de qualidade na educação infantil: quanto custará aos municípios capixabas esse direito a partir do PNE 2014-2024?

Autores

  • Edson Maciel Peixoto
  • Vania Carvalho de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67484

Palavras-chave:

Educação de qualidade na Educação Infantil, custo-aluno-qualidade inicial, direito à educação e padrões mínimos de qualidade.

Resumo

Este artigo demonstra como as políticas educacionais para a Educação Infantil, sobretudo as relacionadas à ampliação do acesso e à garantia da qualidade do ensino no âmbito do Plano Nacional de Educação 2014-2024, dependem de novas fontes de recursos financeiros e de uma nova matriz de financiamento e distribuição que contemplem a qualidade na perspectiva democrática. As análises, provenientes de pesquisa bibliográfica, documental e de simulação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) para a Educação Infantil capixaba, revelam a emergência da implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) como referência para a garantia de padrões mínimos de qualidade nessa etapa da Educação Básica, bem como o necessário aporte de recursos financeiros da União que possibilitem a implementação por todos e em todos os lugares dessa nova matriz de financiamento.

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Peixoto, E. M., & Araújo, V. C. de. (2017). Educação de qualidade na educação infantil: quanto custará aos municípios capixabas esse direito a partir do PNE 2014-2024?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(1), 241–259. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.67484