O vínculo avaliação-regulação-financiamento nas IES brasileiras: desafios para a gestão institucional

Autores/as

  • Nelson Cardoso Amaral

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19970

Resumen

O estudo faz uma análise das ações relacionadas aos processos de avaliação, regulação e financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Essas três vertentes foram utilizadas pelos governos FHC e Lula para provocarem mudanças nas IES. Procurou-se nesse período: expandir o setor privado, mais que o público; instituir uma competição entre as IES privadas e, também, no interior das públicas; conduzir as IES públicas à procura de fontes de recursos não pertencentes aos fundos públicos; assinar contratos de gestão com IES públicas; e promover um ranqueamento das IES. Sérios desafios para a gestão institucional decorreram desse conjunto de ações.

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Publicado

2011-04-21

Cómo citar

Amaral, N. C. (2011). O vínculo avaliação-regulação-financiamento nas IES brasileiras: desafios para a gestão institucional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 27(1). https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19970

Número

Sección

Artigos