Os 10 anos da Lei de cotas no Ensino Superior Brasileiro

Autores

  • Raniel Barbosa Chaves Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil. raniel.chaves@ufv.br https://orcid.org/0000-0003-4679-4806
  • Diego Costa Mendes Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), Viçosa, MG, Brasil. diego@ufv.br https://orcid.org/0000-0003-3193-7034
  • Fernanda Maria de Almeida Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), Viçosa, MG, Brasil. fernanda.almeida@ufv.br https://orcid.org/0000-0001-9132-1552

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137592

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas Públicas, Cotas

Resumo

Este estudo buscou identificar como a literatura tem discutido os efeitos da Lei de Cotas Nº 12.711/2012 no Ensino Superior Público brasileiro, após completar dez anos em 2022. Utilizou-se do método de revisão integrativa de literatura, analisando estudos publicados entre 2012 a 2022 sobre o tema em diferentes plataformas. O corpus analisado demonstrou não haver diferença significativa no desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas, bem como, a maior parte dos casos estudados não detectou aumento na taxa de evasão após a inclusão da política. Algumas pesquisas indicam ainda que a evasão foi menor entre os estudantes cotistas, e que políticas de ingresso desacompanhadas de políticas de permanência geram falsa inclusão.

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Biografia do Autor

Raniel Barbosa Chaves, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil. raniel.chaves@ufv.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), Viçosa, MG, Brasil. diego@ufv.br

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), ambos da Universidade Federal de Viçosa.

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), Viçosa, MG, Brasil. fernanda.almeida@ufv.br

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e Professora Associada do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Barbosa Chaves, R., Costa Mendes, D., & Almeida, F. M. de. (2025). Os 10 anos da Lei de cotas no Ensino Superior Brasileiro. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137592