UNA AMPLIA DISCUSIÓN DEL PROCESO DE VALIDACIÓN Y ANÁLISIS DE LOS ATRIBUTOS DEL LIBRO EN EL PNLD
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.125803Palabras clave:
Diagrama de Ishikawa, PNLD, La mejora de procesosResumen
El objetivo de este artículo es evaluar, de forma cualitativa y cuantitativa, el proceso de validación y análisis de atributos que conforma la etapa de selección del Programa Nacional de Libros y Material Didáctico. El proceso actual necesita mejoras, considerando que se ve impactado por la expansión de la cantidad y variedad de materiales, lo que genera riesgos de reducción de la calidad en las entregas y aumento del tiempo de ejecución de las tareas. Este problema se discute a partir de la identificación de causas documentadas en un diagrama de Ishikawa y la presentación de evidencias.
Descargas
Citas
AIN, N. et al. Two decades of research on business intelligence system adoption, utilization and success – A systematic literature review. Decision Support Systems, v. 125, p. 113113, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dss.2019.113113. Acesso em: 17 out. 2023.
ALBUQUERQUE, E. B. C. DE; FERREIRA, A. T. B. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 103, p. 250–270, jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701617. Acesso em: 17 out. 2023.
BIANCO, A. A. G. Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014. ABCS Health Sciences, v. 40, n. 3, 21 dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.803. Acesso em: 17 out. 2023.
BRIZ-REDÓN, Á. Respondent Burden Effects on Item Non-Response and Careless Response Rates: An Analysis of Two Types of Surveys. Mathematics, v. 9, n. 17, p. 2035, 24 ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/math9172035. Acesso em: 17 out. 2023.
CARVALHO, R. et al. Analysis of root causes of problems affecting the quality of hospital administrative data: A systematic review and Ishikawa diagram. International Journal of Medical Informatics, v. 156, p. 104584, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2021.104584. Acesso em: 17 out. 2023.
COHEN, J. A Coefficient of Agreement for Nominal Scales. Educational and Psychological Measurement, v. 20, n. 1, p. 37–46, abr. 1960. Disponível em: https://doi.org/10.1177/001316446002000104. Acesso em: 17 out. 2023.
COPATTI, C.; ANDREIS, A. M. Políticas públicas educacionais no Brasil pós redemocratização: percursos à cidadania? Geopauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 69-91, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6155. Acesso em: 3 jun. 2022.
SOUZA, L. H. P.; REGO, S. C. R. Imagens em Livros Didáticos de Ciências e as Orientações do Programa Nacional do Livro Didático. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/104. Acesso em: 17 out. 2023.
STERNBERG, J. Google Cloud BrandVoice: Beyond Spreadsheets. Disponível em: https://bit.ly/3rkpb3G. Acesso em: 31 maio 2022.
HÖFLING, E. DE M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, p. 159–170, abr. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100009. Acesso em: 17 out. 2023.
IDRIS, N. I. et al. A Case Study of Coffee Sachets Production Defect Analysis Using Pareto Analysis, P-Control Chart and Ishikawa Diagram. Lecture Notes in Mechanical Engineering, p. 1295–1305, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-16-0866-7_115. Acesso em: 17 out. 2023.
MANOEL, C. C.; SILVA, M.; VALERO, P. Happy and healthy families! Financial mathematics and the making of the homus oeconomicus. Proceedings of the Tenth International Mathematics Education and Society Conference, 2019. Disponível em: https://su.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A1425854&dswid=6471. Acesso em: 17 out. 2023.
MCHUGH, M. L. Interrater reliability: the kappa statistic. Biochemia Medica, v. 22, n. 3, p. 276–282, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.11613/BM.2012.031. Acesso em: 17 out. 2023.
RABIEE, M.; ASLANI, B.; REZAEI, J. A decision support system for detecting and handling biased decision-makers in multi criteria group decision-making problems. Expert Systems with Applications, p. 114597, jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2021.114597. Acesso em: 17 out. 2023.
RICHARD, L. J.; KOCH, G. G. The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics, v. 33, n. 1, p. 159–174, 1977. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/. Acesso em: 17 out. 2023.
SAXENA, D.; MCDONAGH, J. Communication breakdowns during business process change projects – Insights from a sociotechnical case study. International Journal of Project Management, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2021.11.011. Acesso em: 17 out. 2023.
SHARMA, G. V. S. S.; PRASAD, C. L. V. R. S.; RAMBABU, V. Online machine drawing pedagogy—A knowledge management perspective through maker education in the COVID ‐19 pandemic era. Knowledge and Process Management, 24 ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/kpm.1684. Acesso em: 17 out. 2023.
SOLARES, S. H. B.; BENZELL, S. G.; RAZO, R. Ranking How National Economies Adapt to Remote Work. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/ranking-how-national-economies-adapt-to-remote-work/. Acesso em: 17 out. 2023.
ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 585–602, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/4DgxPWYqB45jcHPYpnddVLv/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.