Hybrid education in higher education regulations and academic literature: absence and polysemia

Ensino híbrido em regulamentações da Educação Superior e na literatura acadêmica: ausência e polissemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.123913

Resumo

The expression “hybrid” began to be adopted in Brazilian education with
greater emphasis since the global pandemic in 2020/21, urging a need for studies
discussing it. In this regard, this article presents a mapping of the presence and
conceptions of Hybrid Education in regulations and in the Brazilian academic
literature, pointing out approximation and distancing to similar terms. In general,
the expression “hybrid” refers to a form of organization of the educational
process but does not appear in higher education regulations. Polysemy would be a
characteristic of the expression, also derived from others in the area.

A expressão “híbrido/a” vem sendo muito utilizada, mas não apareceria em normativas da Educação Superior e se mistura a outras da área. Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a presença e as concepções de Ensino Híbrido em regulamentações e na literatura acadêmica brasileira, a partir de levantamento de artigos e de livros, considerando aproximações e distanciamentos com termos similares. Em geral, a expressão “híbrido” se refere a uma forma de organização do processo educativo, com exceção do texto divulgado pelo CNE para consulta pública que foca a “aprendizagem híbrida” e pode direcionar normativas.

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Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, UNESA

Doutora e mestre em Educação (USP), especialista em Gestão de Processos de Comunicação/Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP). É professora e coordenadora adjunta do PPGE da UNESA, editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea. Coordena o Grupo de pesquisa Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec).

Publicado

2023-01-13 — Atualizado em 2022-12-27

Como Citar

Martins, W. R., & Carvalho, J. de S. (2022). Hybrid education in higher education regulations and academic literature: absence and polysemia: Ensino híbrido em regulamentações da Educação Superior e na literatura acadêmica: ausência e polissemia. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.123913