Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121446Palavras-chave:
Efeito território, Vulnerabilidades sociais, Serviços educacionais.Resumo
O artigo investiga o impacto do efeito território nas ofertas educacionais de quatro escolas situadas no centro e na periferia dos municípios de Caucaia e Maracanaú. A metodologia adotada é de natureza quanti-qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, observação de campo, revisão de literatura e estudo de dados do Inep e IBGE. As análises apontam que aspectos inerentes ao território, como localização (centro x periferia), vulnerabilidades sociais e guetificação podem interferir na oferta e nos resultados educacionais.Downloads
Referências
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto das práticas
de enturmação por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, UFMG, Belo Horizonte, n. 45, p. 25-59, 2007
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem políticas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BEN AYED, C. As desigualdades socioespaciais de acesso aos saberes: uma perspectiva de renovação da sociologia das desigualdades escolares? Educação & Sociedade [online]. Campinas, v. 33, n. 120, pp. 783-803, 2012.
BEN AYED, C.; BROCCOLICHI, S. Que sait-on des liens entre réussite scolaire, inégalités sociales et lieu de scolarisation? Ville École Intégration Diversite, n. 155, déc., 2008.
BATISTA, A. A. G., & CARVALHO-SILVA, H. H. D. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013.
BOURDIEU, P. Efeitos de lugar. In: Bourdieu, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: EdUFMG, 2008.
CENPEC. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Informe de Pesquisa, v. 1, n, 3, p. 2 - 39, São Paulo: Cenpec, 2011.
COSTA, L. G. S. A segurança pública e a guetificação do espaço urbano. Conteúdo Jurídico, Brasília – DF, 2016.
ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 640-666, maio /ago., 2012.
IBGE. Cidades. Panorama do Município de Caucaia – Ceará. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/panorama. Acesso: jun. 2019.
INEP. Relatórios. Indicadores Educacionais de 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/relatorios. Acesso em: jun. 2019.
KAZTMAN, R. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la CEPAL, 2001.
KOWARICK, L. Viver em risco: sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil. São Paulo: ed. 34, 2009.
KOSLINSKI, M.; ALVES, F. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 805-831, jul./set., 2012.
MARCUSE, P. Enclaves, sim; guetos, não: a segregação e o estado. Espaço e Debates, v. 24, n. 45, p. 24-34, 2004.
NEGRI, S. M. Segregação sócio-espacial: alguns conceitos e análises. Coletâneas do nosso tempo, v. 8, n. 8, 2010.
OCDE. Programme for International Student Assessment. Estudiantes de bajo rendimiento. Por qué se quedan atrás y cómo ayudarles a tener éxito, 2016.
PEREIRA-SILVA, C. Vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades, educação e o princípio de justiça como equidade na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo. 2016.
RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C. Efeito metrópole e acesso às oportunidades educacionais. Revista Eure, Santiago de Chile, v. 35, n. 106, p. 101-129, 2009.
RIBEIRO, V. M..; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 71-87, set. 2017.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 2000.
VAN ZANTEN, A. L’école de la périphérie: scolarité et ségrégation en banlieue. Paris: PUF, 2001.
WACQUANT, L. As duas faces do gueto. São Paulo: Boitempo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.