O Financiamento da Educação das Prefeituras da Região da Baixada Litorânea Fluminense na Pandemia

Autores

  • Fábio Araujo de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121160

Palavras-chave:

COVID-19. Financiamento da educação básica. Região da Baixada Litorânea

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa que analisou criticamente as despesas pagas com receitas da vinculação mínima obrigatória de impostos para o ensino no ano de 2020, dos governos municipais da região da Baixada Litorânea fluminense, marcado pelo contexto da pandemia de COVID-19. Ficou constatado que, dos 10 governos municipais, seis deixaram de investir no ensino não presencial. Os quatro governos que investiram aplicaram poucos recursos para esse fim. A maioria dos 10 governos investiu em despesas indevidas, ilegais e inadequadas em um contexto da pandemia.

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Biografia do Autor

Fábio Araujo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ e do programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pós-doutor em educação pela UFG, Doutor em educação pela USP, Mestre em educação, cultura e comunicação nas periferias urbanas pela UERJ e Pedagogo pela UERJ

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

Souza, F. A. de. (2022). O Financiamento da Educação das Prefeituras da Região da Baixada Litorânea Fluminense na Pandemia. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.121160