(DES)CAMINHOS DA POLÍTICA DE FUNDOS NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.117880

Palavras-chave:

Fundeb, Fundef, Financiamento, Educação Básica, Público-Privado

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre a política de fundos a partir dos avanços, dos limites e das possibilidades de constituir o financiamento da educação básica no Brasil. Realizamos uma pesquisa documental apoiada no materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que o novo Fundeb, ao ampliar a redistribuição de recursos públicos para as instituições privadas, ainda não superou as insuficiências das políticas de fundos anteriores e pode reforçar a disputa pelo fundo público entre as parcerias público-privadas.

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Biografia do Autor

Lorrana Oliveira Nunes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2014) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Radiologia; na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública; na área da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e em Educação Especial. Atualmente, é mestranda em Educação na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente, é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação – UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos – UFES.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Oliveira Nunes, L., & da Silva Rodrigues, A. C. (2023). (DES)CAMINHOS DA POLÍTICA DE FUNDOS NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.117880