Institutos Federais: Entre o CEFET e a Universidade Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112958

Palavras-chave:

Instituto Federal, Política Educacional, Dualidade Estrutural, Identidade

Resumo

O artigo aborda a construção da identidade dos Institutos Federais-IFs a partir do pressuposto de que, apesar de ser um modelo institucional desenhado para ser inovador, os IFs ainda mantêm concepções conservadoras sustentadas pela dualidade estrutural, revelando contradições históricas nas políticas educacionais. O presente texto se utiliza dos fundamentos do materialismo histórico dialético e finaliza indicando a presença de traços de conservadorismo, mas, também, de avanços significativos na construção de uma identidade de educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Anderson Teixeira Boanafina, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Doutor em Educação (UFRRJ), Mestre em Avaliação (CESGRANRIO), pós graduado em Avaliação (UERJ), Gestão Educacional (UCB) e em Desenvolvimento de Projetos (UCAM), possui graduação em Pedagogia (UERJ). Atualmente é Assessor da Vice Direção de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz-COC/FIOCRUZ. Pesquisador da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT 11 da ANPEd, tendo experiência consolidada na área da gestão educacional, além do desenvolvimento de investigação e produção acadêmica no campo das políticas para a educação profissional e em avaliação institucional. 

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)

Pós-doutora em Educação (UNICAMP), Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ) e Mestre em Educação (UFRJ). Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pertence ao quadro permanente do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É líder do GEPHUR (Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural), atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR e, desde 2017, é coordenadora do GT 11 da ANPEd - Política de Educação Superior.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Boanafina, A. T., & Otranto, C. R. (2022). Institutos Federais: Entre o CEFET e a Universidade Federal. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112958