Organização e participação dos pais/responsáveis numa perspectiva de qualificação da gestão democrática: análise dos limites e perspectivas nas realidades brasileira e americana
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112859Palavras-chave:
Gestão Democrática. Participação. Pais ou Responsáveis.Resumo
Este trabalho traz uma análise de uma visita técnica realizada em janeiro de 2020, na cidade de Boston nos EUA, e da realidade observada na Rede de Ensino de Serra/ES, tendo como recorte a participação dos Pais ou Responsáveis nos Conselhos Escolares numa concepção de gestão democrática na Educação. Utilizou-se a visita técnica como ferramenta adicional valiosa para formação acadêmica e profissional, numa perspectiva da pesquisa qualitativa, o que ajudou a avaliar a Gestão Democrática e planejar processo formativo.
Downloads
Referências
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de pesquisas em Turismo. São Paulo: Futura, 1998.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas em turismo. 6ª ed. São Paulo. Futura, 2002.
FERREIRA, António Gomes. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.
FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 72, p. 197-230, ago. 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991.
MARCONDES, Martha Aparecida Santana. Educação comparada: perspectivas e investigações. Eccos, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 139-153, jun. 2005.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
__________________. Gestão Democrática da Escola Pública. 5. ed. São Paulo: Ed. Xamã, 2000.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DA SERRA - *Fonte: Gerência de Recursos Humanos e Coordenação de Estatística (números atualizados até o dia 31 de março de 2019).
SERRA (Município). Lei nº 2478, de 08 de Janeiro de 2002. Dispõe sobre a gestão democrática do ensino público da rede municipal e dá outras providências. Serra, 2002.
________________. Lei nº 4.432 de 04 de novembro de 2015. Aprova o plano municipal de educação da serra - PMES e dá outras providências. Serra, 2015.
WHITTY, G. et al. Devolução e escolha na educação: a escola, o estado e o mercado. Buckingham: Open University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.