Organização e participação dos pais/responsáveis numa perspectiva de qualificação da gestão democrática: análise dos limites e perspectivas nas realidades brasileira e americana
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112859Keywords:
Gestão Democrática. Participação. Pais ou Responsáveis.Abstract
Este trabalho traz uma análise de uma visita técnica realizada em janeiro de 2020, na cidade de Boston nos EUA, e da realidade observada na Rede de Ensino de Serra/ES, tendo como recorte a participação dos Pais ou Responsáveis nos Conselhos Escolares numa concepção de gestão democrática na Educação. Utilizou-se a visita técnica como ferramenta adicional valiosa para formação acadêmica e profissional, numa perspectiva da pesquisa qualitativa, o que ajudou a avaliar a Gestão Democrática e planejar processo formativo.
Downloads
References
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de pesquisas em Turismo. São Paulo: Futura, 1998.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas em turismo. 6ª ed. São Paulo. Futura, 2002.
FERREIRA, António Gomes. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.
FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 72, p. 197-230, ago. 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991.
MARCONDES, Martha Aparecida Santana. Educação comparada: perspectivas e investigações. Eccos, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 139-153, jun. 2005.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
__________________. Gestão Democrática da Escola Pública. 5. ed. São Paulo: Ed. Xamã, 2000.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DA SERRA - *Fonte: Gerência de Recursos Humanos e Coordenação de Estatística (números atualizados até o dia 31 de março de 2019).
SERRA (Município). Lei nº 2478, de 08 de Janeiro de 2002. Dispõe sobre a gestão democrática do ensino público da rede municipal e dá outras providências. Serra, 2002.
________________. Lei nº 4.432 de 04 de novembro de 2015. Aprova o plano municipal de educação da serra - PMES e dá outras providências. Serra, 2015.
WHITTY, G. et al. Devolução e escolha na educação: a escola, o estado e o mercado. Buckingham: Open University Press, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.