O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009

Autores/as

  • José da Silva Santos Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71081

Palabras clave:

Políticas de educação superior, evasão, permanência prolongada, conclusão de curso.

Resumen

O objetivo do artigo é analisar os índices de evasão, de permanência prolongada e de conclusão de curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados, procurando-se relacionar os dados quantitativos aos fenômenos da trajetória acadêmica em períodos de expansão da Educação Superior. A metodologia utilizada é de acompanhamento de coorte, interpretando-se os dados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram aumento real, entre 2006 e 2009, na retenção de estudantes ingressantes na instituição, bem como uma diminuição dos percentuais de concluintes ao longo dos anos. 

 

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Publicado

2017-09-01

Cómo citar

Santos Junior, J. da S., & Real, G. C. M. (2017). O acesso à educação superior na Universidade Federal da Grande Dourados: trajetória de estudantes ingressantes entre 2006-2009. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 33(2), 467–492. https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71081