A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar

Autores/as

  • Maria José da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26414

Resumen

Este artigo analisa o trabalho da coordenação pedagógica nas escolasestaduais paulistas no contexto das reformas educacionais, entre 1996 e 2010.Analisamos as principais resoluções publicadas pela Secretaria da Educaçãosobre a função de professor coordenador (PC) e discutimos parte dos dadosobtidos em pesquisa empírica de base qualitativa realizada em três escolas dosanos finais do ensino fundamental e do ensino médio do interior paulista. Aanálise nos permitiu reconhecer as implicações das reformas educacionais paraa função, além da identificação e interpretação das formas de reajustamentodos sujeitos apresentadas no trabalho de gestão e organização escolar.

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Publicado

2012-03-14

Cómo citar

Fernandes, M. J. da S. (2012). A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 27(3). https://doi.org/10.21573/vol27n32011.26414

Número

Sección

Artigos