Desnormalizar la (omni)presencia de las tecnologías: Contribuciones del enfoque sociomaterial a la educación mediática
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.141962Palabras clave:
Educación mediática, Desnormalización, Sociomaterialidad, ChatGPT, PNEDResumen
Desde la década de 1960, las políticas de educación en medios se han centrado en los esfuerzos por normalizar las tecnologías. Con base en la teoría sociomaterial, el artículo examina dos casos recientes: 1) la Política Nacional de Educación Digital en Brasil, 2) la regulación del uso de la inteligencia artificial en las universidades danesas. El análisis muestra cómo la estandarización de las tecnologías imposibilita cualquier enfoque crítico. A partir de los resultados, se defiende la necesidad de implementar políticas capaces de desnormalizar el uso educativo de las tecnologías.
Descargas
Citas
ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2023.2253858. Acesso em: 20 maio 2024.
BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: Quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Duke University Press, 2007.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2022.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008 . Acesso em: 19 maio 2024.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14533.htm . Acesso em: 10 out. 2024.
CALLON, Michel; LATOUR, Bruno. Unscrewing the big Leviathan: how actors macro-structure reality and how sociologists help them to do so. Advances in social theory and methodology: Toward an integration of micro-and macro-sociologies, v. 1, p. 277-303, 1981. Disponível em: http://www.bruno-latour.fr/node/388. Acesso em: 20 maio 2024.
CASTRO, José Aires de; RAABE, André Luís Alice; HEINSFELD, Bruna Damiani. Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, n. 33, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol33-edicao-tematica-xiv/. Acesso em: 19 maio 2024.
CONE, Lucas. The platform classroom: Troubling student configurations in a Danish primary school. Learning, Media and Technology, v. 48, n. 1, p. 52-64, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2021.2010093. Acesso em: 22 maio 2024.
DECUYPERE, Mathias; SIMONS, Maarten. Relational thinking in education: topology, sociomaterial studies and figures. Pedagogy, Culture & Society, v. 24, n. 3 , p. 371-386, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1110059. Acesso em: 20 maio 2024.
DRIESSENS, Olivier; PISCHETOLA, Magda. Danish university policies on generative AI: Problems, assumptions and sustainability blind spots. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 40, n. 76, 2024. Disponível em: https://tidsskrift.dk/mediekultur/article/view/143595. Acesso em: 10 maio 2024.
ELEÁ, Ilana Sampaio (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Suécia: Nordicom, University of Gothenburg, 2014. 292 p.
ELEÁ, Ilana Sampaio; PISCHETOLA, Magda. Metodologias participativas: contribuições da The International Clearinghouse on Children, Youth and Media. In: BRITES, Maria José; JORGE, Ana; CORREIA, Sílvio (Ed.). Metodologias participativas: os media e a educação. Covilhã: LabCom, 1, 251-269, 2015.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483/2501. Acesso em: 19 maio 2024.
FANTIN, Monica. Mídia-Educação e cinema na escola. Teias, a. 8, n. 15-16, jan./dez. 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24008. Acesso em: 19 maio 2024.
FANTIN, Monica; MARTINS, Karine Joulie. Entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia-educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23. In: FRESQUET, Adriana; ALVARENGA, Clarisse. Cinema e educação digital: a Lei 14.533. Reflexões, perspectivas e propostas. Rio de Janeiro: Universo Produção, 2023, p. 40-53.
FENWICK, Tara; EDWARDS, Richard; SAWCHUK, Peter. Emerging Approaches to Educational Research. London and New York: Routledge, 2011.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Educational technologies as tools: Critical considerations on a fundamental metaphor. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 112. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3864 . Acesso em: 30 jun. 2024.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 10919-10919, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10919. Acesso em: 19 maio 2024.
GIRARDELLO, Gilka. A imaginação no contexto da recepção. Animus Revista Interamericana de Comunicação Midiática, V. II, n.1, Santa Maria, EDUFSM, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/90297. Acesso em: 20 maio 2024.
GONNET, Jacques. Éducation et Médias. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773 Acesso em: 8 maio 2024
HARAWAY, Donna. A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century. In: Simians, Cyborgs, and Women: The Reinvention of Nature. Routledge, 1991.
JENKINS, Henry. Fans, bloggers, and gamers: Exploring participatory culture. NYU Press, 2006.
JO, Hyeon. Decoding the ChatGPT mystery: A comprehensive exploration of factors driving AI language model adoption. Information Development, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/02666669231202764. Acesso em: 10 ago. 2024.
KHAN, Samia; VANWYNSBERGHE, Robert. Cultivating the under-mined: Cross-case analysis as knowledge mobilization. Forum: qualitative social research, v. 9, n. 1, p. 34-45, 2008. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/334/730. Acesso em: 10 ago. 2024.
LANDRI, Paolo. The sociomateriality of education policy. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 36, n. 4, p. 596–609, 2014. Disponível em:https://doi.org/10.1080/01596306.2014.977019 Acesso em: 10 ago. 2024.
LENZ TAGUCHI, Hillevi. Images of thinking in feminist materialisms: ontological divergences and the production of researcher subjectivities. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, p. 706–716, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09518398.2013.788759. Acesso em: 8 ago. 2024.
MASTERMAN, Len. Future Developments in TV & Media Studies: An Ecological Approach to Media Education', pp. 87-92. London: British Film Institute, 1985.
MERTEN, Kai. Diffractive Reading. New Materialism, Theory, Critique. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2021.
MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Mídias, tecnologias e Educação Física: inspirações do Novo Materialismo (Feminista). Cadernos do Aplicação, v. 36, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.134125. Acesso em: 8 ago. 2024.
NOVOA, António; YARIV-MASHAL, Tali. Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? In: World Yearbook of Education 2014, pp. 13-30. London: Routledge, 2014.
PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de; ALBUQUERQUE, Paula. The invisible made visible through technologies’ agency: a sociomaterial inquiry on emergency remote teaching in higher education, Learning, Media and Technology, v. 46, n. 4, p. 390–403, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2021.1936547. Acesso em: 8 maio 2024.
PISCHETOLA, Magda. Da crítica à criatividade: olhares sobre os projetos de mídia educação no Brasil. Atos de pesquisa em Educação, v. 8, n. 1, p. 386-401, 2013. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3681. Acesso em: 8 maio 2024.
PISCHETOLA, Magda, DIRCKINCK-HOLMFELD, Lone. Denormalising the Future Digital University: A feminist and Decolonial Perspective. Networked Learning Conference, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://journals.aau.dk/index.php/nlc/article/view/8068. Acesso em: 8 maio 2024.
ROCHA, Rosineide; FISCARELLI, Silvio Henrique; RODRIGUES, Rodolfo Augusto. Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação, Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 1, p. 270–284, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13422. Acesso em: 10 maio 2024.
RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Críticas, v. 26, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28150. Acesso em: 10 ago. 2024.
SELWYN, Neil. Digital degrowth: Toward radically sustainable education technology. Learning, Media and Technology, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2022.2159978. Acesso em: 22 ago. 2024.
SELWYN, Neil; HILLMAN, Thomas; EYNON, Rebecca; FERREIRA, Giselle; KNOX, Jeremy; MACGILCHRIST, Felicitas; SANCHO-GIL, Juana Maria. What’s next for Ed-Tech? Critical hopes and concerns for the 2020s. Learning, Media and Technology, v. 45, n. 1, p. 1-6, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1694945. Acesso em: 22 ago. 2024.
SILOVA, Iveta; RAPPLEYE, Jeremy. Beyond the world culture debate in comparative education: critiques, alternatives and a noisy conversation. Globalisation, Societies and Education, v. 13, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14767724.2014.967482. Acesso em: 22 ago. 2024.
VENCO, Selma Borghi; SEKI, Allan Kenji. Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 448–471, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54144. Acesso em: 22 ago. 2024.
WICHMAND, Mette; PISCHETOLA, Magda; DIRCKINCK-HOLMFELD, Lone. How to Design for the Materialisation of Networked Learning Spaces: A Cross-Case Analysis. In: Sustainable Networked Learning: Individual, Sociological and Design Perspectives (pp. 145-165). Cham: Springer Nature Switzerland, 2023.
WILLIAMSON, Ben. New power networks in educational technology. Learning, Media and Technology, v. 44, n. 4, p. 395-398, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2019.1672724. Acesso em: 10 maio 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.