A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120142

Palabras clave:

Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Gestão educacional.

Resumen

A elaboração deste do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.

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Biografía del autor/a

José Ewerton Feitosa Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Gerente do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde - BA. Membro do grupo de pesquisa Educatio: Póliticas Públicas e Gestão da Educação.

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora, em Política Transnacional e Doutora em Educação. Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Presidente do Comitê de Iniciação Científica da UNEB. Diretora Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Economia e Políticas Públicas.

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Publicado

2022-11-24

Cómo citar

Cruz, J. E. F., & Pimentel, G. S. R. (2022). A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120142