Educação Integral na Política de Ampliação da Jornada Escolar: Perspectivas Críticas em Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113609

Palabras clave:

Educação Integral, Políticas de jornada ampliada, Keywords, Integral education, Full-time policies, Paulo Freire. Paulo Freire. Palabras clave, Educación integral, Políticas de tiempo completo, Paulo Freire.

Resumen

Resumo: Trata-se de investigação com o objetivo de analisar dois Programas de jornada ampliada de uma rede municipal de ensino da Grande São Paulo. A epistemologia do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball e sua equipe, fundamentou a metodologia de análise do contexto da influência e da produção dos textos. Com a teoria de Freire, problematizou-se o liberalismo e o conservadorismo que permeiam o conceito de educação integral, levando a políticas assistencialistas e credencialistas, obstaculizando a educação crítica e emancipatória dos estudantes, mantendo intocadas as estruturas.

Abstract: This article addresses an investigation with the aim of analyzing two extended-day Programs of a municipal education in Greater São Paulo. The epistemology of the policy cycle formulated by Stephen Ball and his team, founded the methodology for analyzing the context of influence and the production of the texts that were analyzed. With Freire´s theory, the liberalism and conservatism that permeate the concept of integral education were problematized, leading to assistentialist and credentialist policies, hindering the critical and emancipatory education of students, keeping the structures untouched.

Resumen: Este artículo aborda una investigación con el objetivo de analizar dos Programas de jornada extendida de una red de educación municipal en el Gran São Paulo. La epistemología del ciclo de políticas formulada por Stephen Ball y su equipo, fundó la metodología para analizar el contexto de influencia y la producción de los textos que fueron analizados. Con la teoría de Freire se problematizó el liberalismo y el conservadurismo que permean el concepto de educación integral, dando lugar a políticas asistencialistas y credencialistas, dificultando la educación crítica y emancipadora de los estudiantes, manteniendo intactas las estructuras.

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Biografía del autor/a

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, stricto sensu, da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação. Líder do Grupo de Estudos Paulo Freire.

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Campos, E. F. E. (2022). Educação Integral na Política de Ampliação da Jornada Escolar: Perspectivas Críticas em Paulo Freire. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113609