A assistência estudantil na educação federal brasileira e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112696Keywords:
Assistência Estudantil, PNAES, Emenda Constitucional EC 95, Instituições Federais de Ensino SuperiorAbstract
As mudanças recentes na educação superior federal trouxeram consigo uma maior demanda por políticas de permanência. Porém, desde 2016, a Emenda Constitucional nº 95 instituiu o teto dos gastos com validade por vinte anos. Este trabalho objetiva averiguar o comportamento do orçamento e da cobertura do Programa Nacional de Assistência Estudantil, observando os efeitos da Emenda. Trata-se de pesquisa quantitativa e documental, com análise de dados. Os resultados apontam para a queda substancial do orçamento nominal e real a partir de 2016, bem como das coberturas e dos valores gastos por discente.Downloads
References
BIANCHETTI, L., SGUISSARDI, V. Da universidade à commoditycidade. Campinas, Mercado da Letras, 2017.
BOURDIEU, P., PASSERON, J.-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. 2. ed. Florianópolis, Editora da UFSC, 2018. Disponível em: http://www3.uma.pt/alicemendonca/2cedii.pdf.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. . [S.l.], Congresso Constituinte. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19 abr. 2017. , 1988
BRASIL. Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. . Brasil, Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. , 2007a
BRASIL. Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. . Brasil, Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 9 abr. 2017. , 2010
BRASIL. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. . [S.l: s.n.]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 mar. 2017. , 2012
BRASIL. Emenda Constitucional no 95/2016. . Brasil, Congresso Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso em: 7 abr. 2019a. , 2016
BRASIL. Lei no 12.952, de 20 janeiro de 2014. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercíciofinanceiro de 2014. . Brasil, Congresso Nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/mista/orca/orcamento/or2014/lei/Lei12952-2014.pdf. , 2014
BRASIL. Lei no 13.115, de 20 de abril de 2015. Estima a receita e fixa a despesa da União para oexercício financeiro de 2015. . Brasil, Congresso Nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index/mista/orca/orcamento/or2015/lei/Lei13115-2015.pdf. , 2015
BRASIL. Lei no 13.255, de 14 de janeiro de 2016. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2016. Portal da Câmara dos Deputados. Brasil, Congresso Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/loa/2016/lei-orcamentaria-anual-para-2016. Acesso em: 8 abr. 2018b. , 2016
BRASIL. Lei no 13.414, de 10 de Janeiro de 2017 (LOA). Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017. . [S.l: s.n.]. , 2017
BRASIL. Lei no 13.587, de 2 de Janeiro de 2018 (LOA). Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2018. . [S.l: s.n.]. , 2018
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Diário Oficial da União, Org.). Brasília, Brasil, Congresso Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. , 1996
BRASIL. Portaria normativa no 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. . Brasília, Brasil, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 22 mar. 2018b. , dez. 2007
BRASIL, MEC. Portaria no 651, de 24 de julho de 2013. Matriz Outros Custeios e Capital. . Brasil, Ministério da Educação. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_24640725_PORTARIA_N_651_DE_24_DE_JULHO_DE_2013.aspx. Acesso em: 8 jun. 2020. , 2013
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa no 21 de 05 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de SeleçãoUnificada - Sisu. . Brasília, Brasil, Ministério da Educação. Disponível em: https://sisu.mec.gov.br/static/pdf/portaria_2012_n21.pdf. , 2012
CHAUÍ, M. "A universidade pública sob nova perspectiva", Revista brasileira de educação, v. 24, n. 1, p. 5–15, 2003. .
CHAUÍ, Marilena. "A universidade operacional". Folha de São Paulo, São Paulo, 9 maio 1999. , v. Caderno Ma, n. 5, p. 8.
COSTA, N. C. D., SILVA, L. B. e. Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do Programa Nacional de Assistência Estudantil. . São Paulo, USP. Disponível em: http://www.enpp.com.br/wp-content/uploads/2019/09/ANAIS-III-ENPP-2018.pdf. , 2018
FAGNANI, E. Política social no Brasil (1964-2002): entre a cidadania e a caridade. 2005. UNICAMP, Campinas, 2005.
FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. . Brasília, [s.n.], 2019.
FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa Nacional do Perfil das Instituições Federais do Ensino Superior para a Assistência Estudantil – um mapeamento de capacidades e instrumentos. . Brasília, [s.n.], 2018. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/.
IBGE. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA | IBGE. 2020. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 27 dez. 2020.
INEP. Censo da {Educação} {Superior} - 2013. INEP MEC. [S.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 11 jun. 2020. , 2014
INEP. Censo da Educação Superior - 2014. INEP MEC. Brasília, [s.n.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 1 set. 2017. , 2015
INEP. Censo da Educação Superior - 2015. INEP MEC. [S.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 1 set. 2017. , 2016
INEP. Censo da Educação Superior - 2016. INEP MEC. [S.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior. , 18 jul. 2017
INEP. Censo da Educação Superior - 2017. INEP MEC. [S.l: s.n.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 10 dez. 2018. , 2018
INEP. Censo da Educação Superior - 2018. . [S.l: s.n.]. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 11 out. 2018. , 2019
KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. PUCRS, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/5137.
LAVINAS, L. "A estrutura do financiamento da proteção social brasileira e as contas da proteção social", Economia e proteção social: textos para estudo dirigido, 2006. .
LEHER, R., VITTÓRIA, P., MOTTA, V. C. "EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL", Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 1, p. 14, 2017. DOI: 10.9771/gmed.v9i1.21792. .
LIMA JUNIOR, P., BISINOTO, C., MELO, N. S. de, et al. "Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior", Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 102, p. 157–178, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362019000100157&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 10 out. 2020.
MARQUES, A. C. H., CEPÊDA, V. A. "Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos", Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 42, n. 0, p. 161–192, 2012. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/5944/4519. Acesso em: 10 out. 2016.
MARTINS, P. F. de M., ARAÚJO JÚNIOR, C. A. M., RODRIGUES, J. A. "Orçamento público para financiamento da assistência estudantil no ensino superior sob a perspectiva do direito humano fundamental à educação/Public budget for the financing of student assistance in higher education", Revista Argumentos, v. 16, n. 2, jul/dez, p. 138–164, 2019. .
OBSERVATÓRIO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. OPNE − Observatório do PNE. 2020. OPNE. Disponível em: https://observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 28 dez. 2020.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos | As Nações Unidas no Brasil. 2020. Organização das Nações Unidas. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 23 dez. 2020.
PEREIRA, C. P. Proteção social no capitalismo: crítica a teorias e ideologias conflitantes. São Paulo, Cortez Editora, 2016.
RIBEIRO, D. A universidade necessária. 2a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, Atlas, 2012.
RISTOFF, D. I. "Democratização do Campus: impactos dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação", GEA, n. 9, 2016. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/03/Caderno_GEA_N9_Democratização-do-campus.pdf.
SAVIANI, D. "A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades", Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 4–17, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035/8876.
SILVA, L. B. e. A demanda potencial e o público-alvo da assistência estudantil. Caderno Temático V Pesquisa nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília, ANDIFES/FONAPRACE, 13 out. 2019.
SILVA, L. B. e, COSTA, N. C. D. "Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do Programa Nacional de Assistência Estudantil", Agenda Política, v. 6, n. 2, p. 166–192, 2018. Disponível em: http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/download/208/195.
SILVA, L. B. e, CROSARA, D. de M., COIMBRA, C. L., et al. Assistência estudantil em debate: análise dos projetos de lei em tramitação no congresso nacional brasileiro. 1. ed. Curitiba, Brazil Publishing, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5016-362-4.
SOJO, A., "Las disputas sobre protección social en América Latina: del reduccionismo a una mayor heterodoxia". Protección social en América Latina: la desigualdad en el banquillo, Libros de la {CEPAL} - {Desarrollo} {Social}. Santiago - Chile, CEPAL, 2017. p. 19–42. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/41105.
SPOSATI, A., "Modelo brasileiro de proteção social não contributiva". Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil, Brasília, MDS/Unesco, 2009. p. 13–56.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.