Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos.
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111599Palabras clave:
Educação Superior, Estrutura Organizacional, Métodos Multivariados.Resumen
Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quantitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil
_03/Leis/L5540.htm>. Acesso em 20 abr. 2020.
______. Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 22 maio 2020.
______. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, DF: MEC: SESu, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf>. Acesso em 26 jan. 2020.
______. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em 20 maio 2020.
CORRAR; Luiz J.; PAULO, Edilson.; DIAS FILHO, José Maria. Análise Multivariada para cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, 1. ed., São Paulo: Atlas, 2007.
DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. Tradução: Lorí Vialli. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Autonomia e democratização da Universidade. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 10(4), pp.75-86, (2005). Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?
journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1326&path%5B%5D=1316>. Acesso em 21 maio 2020.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS [recurso eletrônico]; tradução Lorí Viali. – 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito.; SILVA JÚNIOR, José Alexandre da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião Pública, Campinas, vol. 16, nº 1, p. 160-185, junho, 2010.
HAIR Jr, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E. e TATHAM, Ronald L. Multivariate Data Analysis. 6. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/imagespdf/pne_
conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em 18 fev. 2020.
RIBAS, José Roberto; VIEIRA, Paulo Roberto da Costa. Análise multivariada com uso do SPSS. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011. 272p.
VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.