Os reflexos da pandemia no cotidiano escolar paraense
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n12022.111575Palabras clave:
Educação Básica. Retorno às atividades. Pandemia.Resumen
O objetivo do artigo é analisar as dimensões gerais que demarcaram o processo de retomada das aulas no período de pandemia, em uma escola da Região Metropolitana de Belém/PA, considerando as ações efetivadas para o retorno. Foi realizado a análise documental e trabalho de campo. Constatamos que a Escola precisou adequar-se para a organização dos tempos e espaços, das rotinas familiares na realização das tarefas escolares, das atividades dos profissionais diante da readequação do trabalho e do uso das tecnologias, metodologias diversificadas, necessárias ao período de distanciamento.Descargas
Citas
BBC, Bristish Broadcasting, Cirporation. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51963247. Acesso em 16/07/2020.
BIGARELLA, N., BRITO, V. M. de, MACIEL C. E. Educação e pandemia: ações no estado de Mato Grosso do Sul. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Brasília: Senado Federal, 2001. 407p.
BRASIL, Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020. Promulga o texto revisado do Regulamento Sanitário Internacional, acordado na 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, em 23 de maio de 2005.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01º de Abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública http://www.in.gov.br/en/web/dou//medidaprovisorian934de1deabrilde2020250710591
BRASIL, Portaria n°376 de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica, de nível médio, integrantes do sistema federal de ensino. https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3088/portaria-mec-n-376-2020. Acesso em 13/11/2020.
BRASIL, Parecer CNE/CP nº: 5 de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 16/12/2020.
BRASIL, Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18/12/2020.
BRASIL, IBGE/Cidades. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa.html, acesso em 15/12/2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus, acesso em 15/12/2020.
BRASIL, Instituto Unibanco e Todos pela Educação. COVID-19-Impacto Fiscal na Educação Básica. Junho de 2020. https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/estudo-aborda-impacto-fiscal-da-covid-19-na-educacao-brasileira/. Acesso em 20/12/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GESTAMAZON/GERU,Manifesto,http://www.facebook.com/gesta.geru/photos/pcb.105495647889788/105495527889800/, acesso em 26/12/2020.
FOGAÇA, G. A. RODRIGUES, I. V. L. SILVA, B. S. Roberta, SILVA, R. Os Novos Caminhos e os Desafios da Ação Docente Traçados no Contexto de Pandemia no Ceim São Tomaz D’aquino. In. Práticas formativas realizadas na rede municipal de educação de Biguaçu (SC): ações pedagógicas nos espaços educativos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 528, p.
_____. Live “Os desafios da gestão escolar paraense no retorno às atividades em tempos de pandemia”. https://www.youtube.com/watch?v=_AvSqBjU10U, acesso em 16/12/2020;
LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P.; DIEGUES, U. C. C.; CARVALHO, M. P. de. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
MEGALE, A. NUNES, A. O Trabalho Com o Gênero Debate - Uma Proposta de Ensino Remoto. In. LIBERALI, F. C.; FUGA, V. P.; DIEGUES, U. C. C.; CARVALHO, M. P. de. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
MESQUITA, N. C. SANTOS, T.M. Educação Pública Paraense em Tempos de Pandemia. In Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020. https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos.html, acesso em 17/12/2020.
NASCIMENTO, Rosenery Pimentel do, SILVA, Itamar Mendes da. Ações adotadas pelas secretarias de educação do Estado do Espírito Santo e na região metropolitana de Vitória durante o período da pandemia causada pela covid-19. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020.
PARÁ, Decreto n° 609 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento, no âmbito do Estado do Pará, a pandemia do corona vírus COVID-19. http://www.pge.pa.gov.br/content/legislacoescovid19, acesso em 16/12/2020.
_____. Decreto nº 729, de 05 de maio de 2020. Dispõe sobre a suspensão total de atividades não essenciais (lockdown). https://www.sistemas.pa.gov.br/sisleis/legislacao/5578#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%20729%2C%20DE%205,conten%C3%A7%C3%A3o%20do%20avan%C3%A7o%20descontrolado%20da. Acesso em 16/12/2020.
_____.Decreto Nº 777 de 23 de maio de 2020. Dispõe sobre as medidas de distanciamento controlado, visando a prevenção e o enfrentamento à pandemia da COVID-19, no âmbito do Estado do Pará. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=395868, acesso em 17/12/2020.
_____. Decreto nº 800, de 31 de maio de 2020. Dispõe sobre a retomada econômica e social segura, no âmbito do Estado do Pará, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura gradual e funcionamento de segmentos de atividades econômicas e sociais. Acesso em 14/12/2020.
PARÁ, Memorando Circular 01, de 13 de agosto de 2020. Secretaria de Estado de Educação.
______, Memorando Circular 16, de 20 de agosto de 2020. Secretaria de Estado de Educação.
PARÁ, Posição do Sintepp ao Conselho Estadual de Educação acerca da reorganização do calendário letivo, 26 de maio de 2020.
PARÁ, Nota Técnica Conjunta 01, de 26 de maio de 2020. http://www.cee.pa.gov.br/sites/default/files/NOTA%20TE%CC%81CNICA%20CONJUNTA%20CEE-Seduc%20volta%20a%CC%80s%20aulas%20assinada.%20final_0.pdf. Acesso, em 14/11/2020.
______, Nota Técnica Conjunta 03 de 05 de junho de 2020. https://www.cesupa.br/comunicacao/Nota%20Tecnica%20032020.pdf. Acesso em 17/11/2020.
PARÁ, Portal da Secretaria de Saúde Pública do estado do Pará, http://www.saude.pa.gov.br/2020/03/18/confirmado-o-primeiro-caso-de-covid-19-no-para/ acesso em 15/12/2020.
PARÁ, FPEC, http://sintepp.org.br/2020/06/04/sintepp-subscreve-nota-por-garantias-para-a-educacao/ acesso em 16/12/2020.
SEDUC/PA, Ocorrência Escolar da E.E.E. F. Profa. Leonor Nogueira, SEDUC, 2020.
SEDUC/PA, Plano de Ação da Escola Leonor Nogueira para o retorno das atividades escolares, 2020.
ZLUHAN, M.R. RAITZ, T.R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Ver. bras. Estud. pedagogi. (online), Brasilia, v, 95, n. 239, p. 31-54, jan/abr.2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.