Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional

Authors

  • Alexandre Simão Freitas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80458

Keywords:

Governamentalidade, anarqueologia, Administração educacional.

Abstract

O artigo assume a noção de governamentalidade como ferramenta teórica fundamental na análise das categorias que estruturam as teorias administrativas em educação na atualidade. O objetivo consiste em desdobrar metodologicamente uma anarqueologia dos saberes da Administração educacional, seguindo as análises de Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o poder pastoral e a teologia econômica. Como resultado, delineia-se uma leitura alternativa sobre a subsunção recente do conceito de administração pelos paradigmas de gestão no contexto da globalização neoliberal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandre Simão Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (DAEPE) e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Unviersidade Federal de Pernambuco.

Published

2019-01-10

How to Cite

Freitas, A. S. (2019). Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 34(3), 727–748. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80458