O Novo Regime Fiscal: tramitação e impactos para a educação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol34n12018.77586Keywords:
EC nº 95/2016, PEC nº 241/2016, PEC nº 55/2016, Novo Regime Fiscal, Financiamento da Educação.Abstract
Resumo: O estudo analisa a tramitação do Novo Regime Fiscal no Congresso Nacional, considerando seus impactos e manifestações. A pesquisa valeu-se de estudo bibliográfico e de análise documental. A PEC recebeu 28 emendas na Câmara dos Deputados e 65 no Senado Federal, acatadas parcialmente. Foram registradas, dentre outras, manifestações a respeito da constitucionalidade e da perda de recursos; seus defensores alegaram a necessidade de conter gastos em busca do equilíbrio fiscal. A proposta resultou na EC nº 95/2016 que estabeleceu limites para as despesas primárias, trazendo implicações, dentre outras, para os gastos sociais.
Palavras-chave: EC nº 95/2016; PEC nº 241/2016; PEC nº 55/2016; Novo Regime Fiscal; Financiamento da Educação.
Abstract: This research aims at the processing of the New Fiscal Policy at the National Congress, considering its impacts and manifestations. The research was based on bibliographic studies and documental analysis. The proposition (PEC) received 28 amends on the Deputy Chamber and 65 on the Federal Senate, partially accepted. It was registered, among others, manifestations about the constitutionality and the loss of funds and resources; its defenders claim the necessity of holding back costs aiming fiscal balance. The proposal resulted in the EC #95/2016 which set limits for primary expenditure, with implications, among others, for social spending.
Keywords: EC #95/2016; PEC #241/2016; PEC #55/2016; New Fiscal Policy; Educational Funding.
Resumen: El estudio analiza la tramitación del Nuevo Régimen Fiscal en el Congreso Nacional, considerando sus impactos y manifestaciones. La investigación se valió de estudio bibliográfico y de análisis documental. La PEC recibió 28 enmiendas en la Cámara de Diputados y 65 en el Senado Federal, acatadas parcialmente. Se registraron, entre otras, manifestaciones acerca de la constitucionalidad y de la pérdida de recursos; sus defensores alegaron la necesidad de contener gastos en búsqueda del equilibrio fiscal. La propuesta resultó en la EC 95/2016 que estableció límites para los gastos primarios, con implicaciones, entre otras, para los gastos sociales.
Palabras clave: EC nº 95/2016; PEC nº 241/2016; PEC nº 55/2016; Nuevo Régimen Fiscal; Financiamiento de la Educación.
Downloads
References
AMARAL, Nelson C. PEC 241: A “morte” do PNE (2014-2014) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Goiânia: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.32, n.3, set./dez. 2016, p. 653-673.
ANPAE et alii. Manifesto contra a PEC nº 241/2016. Disponível em < http://www.anped.org.br/biblioteca/item/manifesto-contra-pec-no-2412016-pne-em-risco>. Acesso em 26 de janeiro de 2016.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
______. Exposição de Motivos Interministerial, EMI nº 00083/2016 MF MPDG. Brasília, DF: 2016.
______. FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 44ª Nota Pública. Disponível em: <https://undime.org.br/noticia/29-09-2016-12-10-forum-nacional-de-educacao-se-posici ona-por-meio-de-notas-publicas-sobre-a-bncc-o-corte-etario-e-a-pec-241>. Acesso em: 27 de janeiro de 2017.
______. CÂMARA FEDERAL. Emendas apresentadas à PEC nº 241, de 2016. Brasília, DF, 2016a. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_ emendas;jsessionid=B50358333E08E4958EDD521493436629.proposicoesWebExterno1?idProposicao=2088351&subst=0>. Acesso em: 28 de janeiro de 2017.
______. CÂMARA FEDERAL. Parecer do Relator da Comissão Especial da PEC nº 241, de 2016. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=0A941D8BD8A6CCE7A8BD730886DBB276.proposicoesWebExterno1?codteor=1495741&filename=Tramitacao-PEC+241/2016>. Acesso em 09 de agosto de 2017.
______. CÂMARA FEDERAL. PEC 15- A. Insere parágrafo único no art. 193; inciso IX, no art. 206 e art. 212-A, todos na Constituição Federal. Disponível em <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1198512. Acesso em 02 de agosto de 2017.
______. SENADO FEDERAL. Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016 – PEC do teto dos gastos públicos. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337>. Acesso em 29 de janeiro de 2017.
______. SENADO FEDERAL. Voto em separado na CCJ – Senador Roberto Requião - PEC do teto dos gastos públicos. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3878542&disposition=inline>.
______. SENADO FEDERAL. Voto em separado na CCJ – Senador Randolfe Rodrigues - PEC do teto dos gastos públicos. Brasília, DF, 2016c. Disponível em: <http://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3878533&disposition=inline>.
______. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponível em http://www.stf.jus.br/portal/peticaoInicial/pesquisarPeticaoInicial.asp. Acesso em 14 de setembro de 2017.
CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. CNBB divulga nota sobre a PEC 241. Disponível em <https://noticias.cancaonova.com/brasil/cnbb-divulga-nota-sobre-pec-241/>. Acesso em 31 de janeiro de 2017.
FATTORELLI, M. L. Explicação sobre o gráfico do orçamento elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida. Disponível em: <http://www.auditoriacidada.org.br/blog/2016/11/09/explicacao-sobre-o-grafico-do-orcamento-elaborado-pela-auditoria-cdada-da-divida/>. Acesso em 24 e janeiro de 2017.
FINEDUCA. Carta de São Paulo. Disponível em: <http://www.finenduca.org.br/index
/2016/08/carta-de-são-paulo-iv-encontro-fineduca/>. Acesso em: 23 de janeiro de 2017.
F.N.E. – Fórum Nacional de Educação: 44ª Nota Pública do F.N.E. Disponível em: <https://www.cedes.unicampo.br/d1/1/ACawjAO_2b68c_>. Acesso em 30 de janeiro de 2017.
FÓRUM 21. Austeridade e Retrocesso. São Paulo: Fórum 21, 2016. Disponível em: <http://brasildebate.com.br/wp-content/uploads/Austeridade-e-Retrocesso.pdf>. Acesso em: 30 de janeiro de 2017.
MEIRELLES, Henrique. PEC 241/2016 e o Novo Regime Fiscal do Brasil. Disponível em <http://www.fazenda.gov.br/centrais-de-conteudos/apresentacoes/2016/2016-08-24-apresentacao-pec-241-2016-ministro/view>. Acesso em: 28 de janeiro de 2017.
MELCHIOR, José C. de A. O financiamento da Educação no Brasil. São Paulo: EPU, 1987.
MENDES, Marcos. Os 7 mitos sobre a PEC do teto. Disponível em: <http://www.fazenda.gov.br/centrais-de-conteudos/apresentacoes/2016/senado_os-7-mitos-sobre-a-pec-do-teto.pdf>. Acesso em: 29 de janeiro de 2017.
MENDLOVTZ, Marcos R. R. CONOF – Estudo Técnico nº 11. Disponível em: < <http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Estudo-Tecnico-11-de-2016_Analise-dos-efeitos-da-PEC-241-sobre-a-MDE.pdf>. Acesso em: 26 de janeiro de 2017.
MENEZES FILHO, Naercio. Conta será paga pelos mais pobres. São Paulo: Folha de São Paulo, p. A3, 11 de junho de 2016.
PESSOA, Samuel de A. Audiência pública da Comissão de Justiça do Senado Federal. Disponível em: <http://legis.senado.leg.br/comissoes/reuniao?reuniao=5598&codcol=38>. Acesso em 28 de janeiro de 2017.
SENA, Paulo. Impactos da PEC 241 no financiamento da Educação. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/330867367/IMPACTOS-DA-PEC-N%C2%BA-241-No-Financiamento-Da-Educacao-Paulo-Sena>. Acesso em: 26 de janeiro de 2016.
SILVA, Guaracy. Políticas de Financiamento do Governo Temer para o Ensino Superior: primeiras impressões. 6ª Conferência FORGES. Campinas, SP. 2016.
UNDIME. Nota da UNDIME sobre a PEC 241/2016. Disponível em
<https://undime.org.br/noticia/27-10-2016-16-54-nota-da-undime-sobre-a-pec-241-2016>. Acesso em 27 de janeiro.de 2017.
VELOSO, Fernando. Democracia e eficácia no gasto público. São Paulo: Folha de São Paulo, p. A3, 11 de junho de 2016.
VIEIRA JR., Ronaldo J.A. As inconstitucionalidades do “Novo Regime Fiscal” instituído pela PEC 55 de 2016. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/525609>. Acesso em 27 de janeiro de 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.