Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol33n32017.76080Keywords:
Democracia. Política Pública Educacional. Gestão da EducaçãoAbstract
A gestão democrática é processo; enfrenta tensões entre o experenciado historicamente, concepções coexistentes e em disputa. No contexto da chamada Nova Gestão Pública, práticas contraditórias são difundidas e, ante o esforço de transformação e/ou construção de outra realidade e dilemas dele advindos, há estagnações, retrocessos e avanços. A partir dessa tese, objetiva-se neste ensaio discutir aspectos que têm favorecido ou dificultado a democracia. Evidenciam-se, nos conflitos de enfrentamento de dilemas, riscos de retrocessos autocráticos e necessidade de análise e esforço para a estes se contrapor.Downloads
References
ANGUS, L. Participación Democrática o Gestión Eficiente del Centro: la situación social y política de la autonomia escolar. In: SMITH, John (ed.). La Autonomia Escolar: uma perspectiva critica. Tradução: MANZANO, Pablo. Ediciones Akal, S.A., 2001, p. 19-44
AZEVEDO, F. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Coleção Educadores. Brasília, Ministério da Educação. Domínio Público, 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em 20 dez. 2016.
AZEVEDO, J. M. L. de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. RBPAE – v. 27, n. 3, p. 361-588, set./dez. 2011.
BOBBIO, N. O futuro da democracia: em defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação? São Paulo: Brasiliense, 6. ed., 1985.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2014.
______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2001.
______. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro. Brasília: Senado Federal, 1996.
______. Assembleia Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em: jan 2017.
BUCKLEY, H. E. Os gostos e as cores, in: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11137. (reescrito por Sergio Simka, s.d.).
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Àtica, 2004.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
COUTINHO, C. N. A Democracia como Valor Universal. SILVEIRA, E. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1979, p. 33-47.
CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, jul./dez. 2002.
DELVAUX, B. L’action publique, ou analyser la complexité. Revue de la littérature (partie 4). Knowledge and Policy in education and health sectors. Brussels, jun., 2007.
GRAMSCI, A. Americanismo e fordismo. In: Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978, p. 311-339.
LIMA, A. B. de. Adeus à Gestão (Escolar) Democrática. Revista @rquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 27-50, 2013.
OLIVEIRA, D. A. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015
SAVIANI, D. Escola e democracia ou a teoria da curvatura da vara. ANDE, Ano 1, n° 1 p. 22-33, 1981.
______. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 4 ed., 2002.
SILVEIRA, L. P. C. da; LAGARES, R. Educação e Gestão Democrática: dilemas e chances. 38ª Reunião Nacional da ANPED. Anais... São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2017.
______;______. Política e Educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.
______. Estado, Democracia e Globalização. In: AMADEO, J.; BORON, A.; GONZALEZ, S. (org.). A Teoria Marxista Hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 381-393.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.