Hierarquias democráticas e direito à aprendizagem corporativa
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol33n22017.70758Keywords:
hierarquia, democracia, organização, gestão, educação.Abstract
Neste trabalho realizamos um estudo das composições de força como constituidoras da(s) realidade(s), valendo-nos dos argumentos deleuzianos. Consideramos as possibilidades de insubmissão das hierarquias democráticas (linhas/força ativa) e do controle/centralização das hierarquias gerenciais (pontos/força reativa), sobretudo, no que tange às propostas de gestão e aprendizagem das corporações financeiras. Nossa questão principal vinculou-se à perspectiva de que não se trata de superação de hierarquias, como comumente poderíamos supor, mas de provocar outras formas organizativas.
Downloads
References
BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 05 de dezembro 2016.
ALVES, José Cláudio Souza. DEBATE LANÇAMENTO DA REVISTA MOVIMENTO. SOBRE VIOLÊNCIA. Direção/produção: NUFIPE/UFF. Niterói/RJ, 2016. Não disponível.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la philosofhie. 6ª Edição. Editora Quadrige/Puf, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia (vol. 4). Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.
______.;______. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia (vol. 1). Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.
GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: DIREITOS, AUTONOMIA E EQUIDADE. Direção/produção: Instituto Unibanco e Folha de São Paulo. Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar. São Paulo, 2015. Disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/escolas-precisam-de-padroes-claros-diz-executivo-do-instituto-unibanco-04024C9B306CE4A95326. Acessado em: 04 de julho de 2016.
INSTITUTO UNIBANCO. 2015 - Relatório de atividades. Disponível em: http://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2016/08/Relatorio-2015-InstitutoUnibanco.pdf. Acesso em: 19 de set.2016.
______. Modelo e método, Circuito de Gestão. Disponível em: http://www.institutounibanco.org.br/metodo/#. Acesso em: 1 de outubro de 2016.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
LIMA, Licínio. A Escola como Organização Educativa. Uma abordagem sociológica. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, André. Democracia, micropolítica e os dispositivos de gestão educacional gerencial. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 453-465, abr./jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623654948. Acesso em: 11 de agosto de 2016.
MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM. Leitura Crítica BNC. Movimento pela Base Nacional Comum. Balanço preliminar, dezembro de 2015. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2015/12/BNC_leitura_critica_Movimento_dez_15MEC_VF.pdf. Acesso em: 19 de set.2016.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2002.
WEBER, Max. Economia e Sociedade, Fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 2. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.