Educação de qualidade e gestão pública: a construção do planejamento de uma secretaria de educação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol31n22015.61730Keywords:
Educação de qualidade – Excelência em Gestão Pública- Planejamento estratégico.Abstract
O texto analisa o processo do planejamento de uma Secretaria Municipal de Educação tendo como protagonistas os profissionais que atuam nessa Secretaria. Os achados (decorrentes da análise do conteúdo de documentos, de observações no Diário de Campo e entrevistas) sinalizam para: o sentimento de pertença, o empoderamento e o protagonismo dos sujeitos envolvidos; a reflexão sobre a própria práxis; a (re)construção de conceitos e a revisão de concepções por meio da investigação-ação-formação; relações interpessoais facilitando o processo comunicacional e o fluxo das informações; o comportamento pró ativo na busca pela resolução de problemas; a consolidação de uma gestão focada em resultados e a qualificação dos serviços prestados.
Downloads
References
ANDRADE, Arnaldo R. de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração. Carta de Brasília sobre Gestão Pública. Brasília: MPOG, 2008.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria do Planejamento. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Documento 1. Instrumento para Avaliação da Gestão pública - Ciclo 2006. Brasília: MPOG, 2006.
BRASIL, Presidência da República- Casa Civil. Decreto Nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA - e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, 2005.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996.
CARR, Wilfred. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. MORATA: Madrid, 1996.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
CERTO, Samuel C.; MARCONDES, Reynaldo C.; CESAR, Ana Maria R. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na empresa. Sao Paulo: Atlas, 1989.
DRUCKER, Peter F. O melhor de Peter Drucker: A administração. São Paulo: Nobel, 2009.
ELLIOTT, John. El cambio educativo desde la investigación-acción. 3ª. ed. Madrid: Morata, 2000.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia da Pesquisa Ação. Educação e Pesquisa, vol. 31, nº 3, p. 483-502, Dezembro 2005
GIL, Antonio C. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
HITT, Michael A.; HOSKINON, Robert E. Administração estratégica. São Paulo: Thompson Learning, 2002.
KEMMIS, Stephen; Mc TAGGART, Robin. Cómo planificar la investigaciónacción. Barcelona: Laertes Ediciones, 1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1999.
LEWIN, Kurt. La investigación-acción y los problemas de las minorías. In: SALAZAR, M. C (Org.). La investigación – acción participativa. Inicios y desarrollos. Madrid: Editorial Popular/Caracas: Editorial Laboratorio Educativo, 2006. p. 15-25.
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola - Teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
MADEIRA, José Maria P. Administração pública. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MARCONI, Marina. de A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MIRANDA, Marilia G.; RESENDE, Anita C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação [online], vol.11, n.33, p. 511 518, 2006.
MONCEAU, Gilles. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Educação e Pesquisa, vol. 31, n.3, p. 467-482. Dez 2005.
MÜLLER, Cláudio J. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.
MURAD, Afonso. Gestão e Espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2008.
OLIVEIRA, Djalma P. R. de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 31ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.
PÁDUA, Elisabete M. M. Metodologia de pesquisa: Abordagem teóricoprática. Campinas: Papirus, 2011.
PAGNONCELLI, Dernizo; VASCONCELLOS FILHO, Paulo. Construindo estratégias para competir no século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
PARO, Vitor H. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez, 2003.
PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, vol.31, n.3, p. 521 539. 2005.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa histórica. Cadernos de Pesquisa, n.114, p.179-195, nov., 2001.
TAVARES, Mauro C. Gestão estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, vol. 35, nº 125, p. 63 80, Maio, 2005.
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D. & PEREIRA, E. M. (orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras/ABL, 1998, p. 207-236.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.