Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol31n32015.54721Keywords:
Integração educacional, MERCOSUL, bases curriculares, educação a distância, educação superior.Abstract
Este trabalho realiza uma análise da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM). Aponta, ainda, a potencialidade que os recursos das tecnologias aplicadas à educação e da educação a distância podem ter nesse processo. Para isso, realizou se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e com ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância. Defende-se também, à guisa de conclusão, que a construção de experiências de bases curriculares transnacionais funcionaria como articuladora dos conhecimentos e das culturas produzidas na América Latina e promotoras de políticas de integração e desenvolvimento regionais.
Downloads
References
ALMEIDA, F. J.; CABRAL, V. L. (org.). Quantidade é qualidade. São Paulo: Fundação Padre Anchieta. (Escola de Formação de Professores Paulo Renato Souza), 2011.
ALMEIDA, F. J.; FRANCO, M. G. Tecnologias para a Educação e Políticas curriculares de Estado. In: BARBOSA, A. F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. TIC Educação, 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
ALMEIDA, F. J.; SILVA, Maria da Graça M. A cultura como direito e a cultura digital. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 12, n.2, p. 1233-1247, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/Index.php/curriculum>
ALMEIDA, M.E.B. de; IANNONE, L.R.; SILVA, M.G.M da; VILLARINHOS, M.C.S. Educação a distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. São Paulo: F.V.C., 2012.
BELLONI, M.L. Educação a distância. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. A democratização e expansão da educação superior no pais 2003-2014. Brasília: MEC/SESU. 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20954&Itemid=1329>
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional. 2014a.
______. Relatório Educação para Todos no Brasil 2000-2015. Brasília: MEC, 2014b Disponível em www.mec.gov.br
______. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jun. 2006.
______. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Imprensa Nacional, 2005.
______. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2002.
EUROPEAN COMMISSION. Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). O Espaço Europeu de Ensino Superior em 2012: Relatório sobre a Implementação do Processo de Bolonha. Bruxelas: EACEA, 2013.
GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Educ. Soc. 2008, vol.29, n.105, p.1211-1234, 2008.
LEGORIA, L. Acreditación Universitaria en el MERCOSUR y la UE. Integración y Conocimiento. n.2, pp. 69-81, 2013.
MEC/INEP. Censo da Educação Superior 2012: resumo técnico. Brasília: INEP, 2014.
MERCOSUL. Setor Educacional do Mercosul (SEM). Plano de Ação do Setor Educacional do Mercosul 2011- 2015. Montevideu: SEM, 2012.
MERCOSUL. Indicadores Estadísticos del Sistema Educativo del Mercosur Sector Educativo del Mercosur (SEM); Sistema de Información y Comunicación del Mercosur Educativo (SIC); Montevideu: Grupo Gestor del Proyecto (GGP), 2009.
PRAXEDES, W.; PILETTI, N. O Mercosul e a sociedade global. 8ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
______. Mercosul, competitividade e educação. Estud. av. [online]. vol.12, n.34, pp. 219 233, 1998.
TEIXEIRA, A. Desconstruindo a Universidade: Modelos universitários emergentes mais abertos, flexíveis e sustentáveis. Revista de Educación a Distancia (RED), XI: 32, p. 1-13, 2012.
______.; MIRANDA, B.; DIAS, A. Virtual Mobility and the EQF: using e-learning to widen access and enhance quality higher education across Europe. In T. Bastiaens & M. Ebner (Eds.), Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (pp. 1003-1012). Chesapeake, VA: AACE, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Brazilian Journal Policy and Administration of Education of the Brazilian Association Policy and Administration of Education uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI). Open access means free availability on the Internet so that users can read, download, copy, distribute, print, search or reference the full text of the documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without financial, legal or technical barriers.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article with acknowledgment of authorship and initial publication in this Journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of published work.