Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões

Authors

  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19972

Abstract

O debate sobre poder local adquire contornos próprios numa sociedade onde se aprofunda a lógica do pensar globalmente e agir localmente. O Brasil insere-se neste movimento incorporando elementos da agenda educacional global e manifestando traços que lhe são peculiares. Neste contexto acelera-se um processo de “descentralização que vem do centro”, em que, sob a aparência de maior autonomia dos agentes do poder local, se intensifica o controle do poder central sobre a política e a gestão educacional e escolar. O texto discute argumentos visando contribuir para a reflexão sobre conquistas, dificuldades e desafios deste percurso.

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Published

2011-04-21

How to Cite

Vieira, S. L. (2011). Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 27(1). https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19972

Issue

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Artigos