Márcia Angela da Silva Aguiar: The master's and doctorate level training in question

Authors

  • Josiane Buzioli Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação; Fundação Municipal Para Educação Comunitária (FUMEC), Campinas, SP, Brasil. josianebuzioli@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2934-1928
  • Bruna Colombo Da Roit Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. bruna.colombo@educa.campinas.sp.gov.br https://orcid.org/0009-0003-0011-4163
  • Solange Pozzuto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. solangepozzuto@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-0251-5014
  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br https://orcid.org/0000-0001-6534-2819

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.145023

Keywords:

Márcia Aguiar, Postgraduate in Education, Educational Policy

Abstract

A prominent researcher in the field of Education, Prof. Dr. Márcia Angela da Silva Aguiar, is undoubtedly a reference in research careers in Education. To address the training of researchers at master's and doctoral levels, a virtual interview was conducted in which Márcia gave her contributions on topics such as academic trajectory, context of teacher training policies, panorama of postgraduate studies in Education in Brazil and the role of women in Education research.

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Author Biographies

Josiane Buzioli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação; Fundação Municipal Para Educação Comunitária (FUMEC), Campinas, SP, Brasil. josianebuzioli@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC- Campinas, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do AlfaRede. Diretora Educacional da Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas (FUMEC).

Bruna Colombo Da Roit, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. bruna.colombo@educa.campinas.sp.gov.br

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na linha de pesquisa em Políticas Públicas em Educação, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui título de Mestre em Educação pela PUC-Campinas (2015), também com bolsa CAPES, e é graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é vice-diretora efetiva na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas. É membro do grupo de pesquisa GRAPSE.

Solange Pozzuto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. solangepozzuto@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Campinas, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Matemática da Rede Pública Municipal de Educação de Campinas/SP, na Rede Pública Estadual de Educação de São Paulo e Professora da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC).

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP, Brasil. adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais). É membro da Diretoria da Abave – Associação Brasileira de Avaliação Educacional, instituição na qual integrou o Conselho Científico (2016-2022), e do FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, onde também coordena o Grupo de Trabalho: Qualidade no Ensino Superior. Coordena a linha de pesquisa em Avaliação Educacional da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica.

References

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CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; COSTA, Rafael Fernando da; WANDERCIL, Marcos. Mosaicos de uma trajetória acadêmica: homenagem a nosso querido professor Cleiton de Oliveira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, p. 1112-1124, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/116407/64419. Acesso em: 12 nov. 2024.

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; WANDERCIL, Marco; COSTA, Rafael Fernando da; MENEGHEL, Stela Maria. NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930. Acesso em: 10 nov. 2024.

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MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Reformas regressivas e políticas públicas: afirmação do direito à educação como desafio contemporâneo – entrevista especial com Márcia Angela Aguiar. Revista de Políticas Públicas, v. 23, n. 2, p. 726–728, 23 dez. 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13084. Acesso em: 7 nov. 2024.

Published

2025-04-24

How to Cite

Buzioli, J., Colombo Da Roit, B., Pozzuto, S., & Calderón, A.-I. (2025). Márcia Angela da Silva Aguiar: The master’s and doctorate level training in question. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.145023