POPULAR EDUCATION AND UNIVERSITY EXTENSION TO THE TRAINING OF SCHOOL MANAGERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126460

Keywords:

University Extension, Popular Education, Democratic Management

Abstract

Our aim is to analyze the contributions of popular education through a university extension experience for a school manager formation from a perspective of democratic management. We turned to a focus group with participants of an extension course for the data collection. The data analysis started from the comprehension of education as a social practice mainly political. We conclude that the university extension develops managers / popular educators who are committed to public education, democratic management, and the formation of a critical discussion about the public school.

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Author Biographies

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (UFPB-2017), Mestre em Educação (UFPB-2013) e Pedagogo (UFPB-2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas, vinculado à área de Gestão Educacional, do Centro de Educação, na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de alfabetização de jovens e adultos e assessoria pedagógica no ensino superior. É integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação” com pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos, em uma perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso. Vice-coordenador do Curso de Pedagogia da UFPB/campus I (2021-2023). Coordenador do Projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UFPB “O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso neoliberal” (2022-2023).

Maria Samaia Ferreira Belo, Secretaria de Administração Penitenciária do  Estado da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016-2021). Bolsista do Projeto Prolicen/2019: “A Construção de uma proposta formativa em Gestão Educacional e Educação Popular para profissionais da educação básica: estratégias de mobilização e abordagem nas escolas da rede municipal e estadual na cidade de João Pessoa”. Integrante voluntária do Curso de Extensão “Formação de Gestores em Educação Popular – FOGEP/2020”; voluntária do projeto PROBEX/2019 “Gestão educacional e educação popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica”. Integrante colaboradora do projeto de extensão – PROBEX/2019: Gestão educacional e educação popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica. Integrante voluntária no Projeto de Extensão – PROBEX/2018 “Capacitação para Conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social CAC’s do FUNDEB”. Pedagoga atuante na Gerência Executiva de Ressocialização, Secretaria de Administração Penitenciária do  Estado da Paraíba (2023).

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Published

2023-10-01

How to Cite

Miranda de Alcantara, M. A., & Ferreira Belo, M. S. (2023). POPULAR EDUCATION AND UNIVERSITY EXTENSION TO THE TRAINING OF SCHOOL MANAGERS. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126460