Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:
interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122763Keywords:
Avaliação, Conselhos Estaduais de Educação, Educação Superior, Regulação, SINAES.Abstract
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito da educação superior estadual.
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Obs: As referências dos documentos normativos dos Conselhos Estaduais de Educação podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/document/d/1VImnxlBR9H3MlZ_AwLtDi9Ei6kPWGDJD/edit?usp=sharing&ouid=110519731658080929559&rtpof=true&sd=true
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